O que significa o temor do Senhor é o princípio do saber?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Temer ao Senhor implica então em ter medo dele como o Todo Poderoso, mas ao mesmo tempo ser atraído por Ele com respeito, amor, desejo de honrá-lo, pois sendo O Todo Poderoso é também a bondade e amor eterno. Assim, temer ao Senhor é o princípio do saber.

- Medo, significa: “pânico”, “susto”, “temor”; já temor, significa: “respeito”, “reverencia”, “adoração”; - O temor de Deus se aprende (Sl 33. 12); já o medo, não tem necessidade de ser aprendido, pois a natureza se encarrega de infundi-lo em nós.

Temer a Deus é confiar em Deus, mesmo não compreendendo tudo. É ser humilde e confiar nele. Todos nós precisamos dessa sabedoria. Deus estende a sua mão a todos aqueles que o temem.

O medo é necessário para nos proteger dos perigos. Por exemplo, ter medo de se atirar num mar é proteger-se da morte por afogamento. Para que e por que nossos pais nos ensinam que é perigoso debruçar-se em janelas ou atravessar a rua sozinhos?

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.

A sabedoria é a base para tomar boas decisões na vida pessoal e profissional. Conceitualmente, ela se refere a saber coisas importantes para guiar as escolhas que precisamos fazer todos os dias. Ter sabedoria também diz respeito a ser prudente, ter razão e conhecimento.

6 Porque o Senhor é o que dá a asabedoria; da sua boca é que sai o conhecimento e o entendimento. 7 Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; escudo é para os que acaminham na integridade. 8 Para que guardem as veredas do juízo; e ele o caminho dos seus santos conservará.

Veja o que a Palavra de Deus nos fala em Provérbios, capítulo 10, versos 27 e 28: “O temor do Senhor aumenta os dias, mas os perversos terão os anos da vida abreviados. A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá”.

TEMOR – deriva do Latim timor, “medo, temor”, do verbo timere, “recear”.

O termo grego phobos (de onde vem a expressão “fobia”) significa “pânico”, “susto”, “medo”, “temor”, “reverência”. De modo geral, no entanto, a atitude de reverência diante da divindade é denotada na Bíblia pelo termo sebomai (“temer”, “temor respeitoso”, “reverenciar”, “adorar”).

A Bíblia tem muito a dizer sobre o medo mencionando-o duas vezes: “O Temor é benéfico e deve ser encorajado”, “O medo é um detrimento e não só deve ser desencorajado, como também superado”. O Temor, respeitoso a Deus é uma reverência pelo Seu poder e glória, também é um respeito adequado à Sua ira.

adjetivo Que sente medo ou temor; que dedica um respeito profundo ou expressa obediência em relação a algo ou alguém. Temente a Deus.

Quem teme o Senhor tem respeito por ele e não o quer desagradar. Por isso, o temor do Senhor leva a uma vida correta, de obediência a Deus. O temor do Senhor nos ajuda a evitar muitos erros. As regras de Deus nos protegem do pecado e suas consequências.

É um dom que vem do alto, que vem da graça de Deus e flui por meio do Espírito Santo que conduz, inspira e assiste a Igreja de Deus sobre a terra. O Espírito Santo dá a certos fiéis dons de sabedoria, de fé e de discernimento em vista do bem comum, especialmente para a direção espiritual dos fiéis.

1. Ter medo de, recear. 2. Tributar grande respeito ou reverência a.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Eles são capacidades que o Espírito Santo dá às pessoas para edificação da Igreja, nos santificando e preparando para a presença de Deus.

A obediência a Deus e a tudo que Ele ordena em Sua Palavra nos proporciona uma vida abençoada por Deus. A obediência é a chave para prosperarmos em nosso caminho e sermos bem sucedidos. Deus tem o melhor propósito paras nossas vidas e deseja que sejamos vencedores em todas as batalhas (Rm 8.37).