O que significa o S&P 500 VIX?

Perguntado por: amoreira9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

O índice Vix é um índice de ações muito usado para medir o preço das opções de ações que estão presentes no S&P 500, o famoso índice de ações dos EUA. Sendo assim, esse índice mostra como anda a expectativa em relação à performance das ações americanas pelos próximos 30 dias.

O VIX (sigla para volatility index) é um índice de volatilidade, calculado pela Bolsa de Valores de Chicago. Esse indicador reflete o desempenho das ações das empresas que compõem o S&P 500 por 30 dias seguidos. Por sua vez, o S&P 500 é um dos principais índices do mercado acionário dos Estados Unidos e do mundo.

Risco de esse índice indica risco, quando baixo menores os riscos, quando altos maiores os riscos nos mercados.

O cálculo explica que o VIX é simplesmente Volatilidade multiplicado por 100. Como tal, quando a leitura do VIX é 20, significa basicamente que a volatilidade anualizada de 30 dias é de 20%.

Índice VIX: como é calculado? O VIX é calculado utilizando-se os preços das opções do S&P 500. Na prática, é comum que grandes investidores institucionais façam hedge de suas carteiras usando opções do S&P 500 no intuito de lucrar, quer o mercado suba ou desça.

Para avaliar a volatilidade de um ativo e determinar seu grau de risco em relação à rentabilidade, é importante levar em conta o prazo do investimento. Isso porque, quanto mais curto é o prazo, mais arriscado se torna um ativo de alta volatilidade, considerando os altos e baixos do seu histórico de cotações.

O índice VIX representa as variações das ações que fazem parte do S&P500. Sendo que ele é conhecido como o índice do medo, pois o S&P500 reúne as ações americanas mais importantes e o índice VIX acompanha as oscilações dessas ações.

O índice VIX, também conhecido como "índice de volatilidade" ou "índice do medo", é um indicador utilizado para mensurar a expectativa de volatilidade do mercado financeiro dos EUA. Ele é calculado com base nas opções de compra e venda do índice S&P 500.

Investir no S&P 500 costuma ser recomendado para investidores que já possuem experiência no mercado financeiro. Isso porque a bolsa norte-americana funciona de forma diferente da brasileira. Além disso, os aportes mínimos para iniciar são relativamente altos.

Horário pré-mercado
O período vai das 7h30 às 9h30 (EST). O horário pré-mercado é um momento importante para os traders de futuros de índice, como o E-Mini S&P 500 e futuros de E-mini Nasdaq 100. Traders de ações e ETF baseados em índices também podem se beneficiar desse horário.

Se considerarmos o ano de 2021, o ETF mais rentável dentre os que listamos foi o IVVB11, que segue o índice S&P 500 e cresceu 37,76% no ano passado.

O Futuro de S&P 500 é um produto da parceria entre B3 e CME Group e assemelha-se ao Contrato Futuro E-mini S&P 500 negociado no CME Group tendo, dentre outras semelhanças, o mesmo tamanho e meses de vencimento.

Os ativos referenciados ou indexados a ele são estimados em US$ 13,5 trilhões, segundo levantamento da S&P Dow Jones. São, por exemplo, fundos que replicam o desempenho do indicador ou que o usam como referência. O S&P 500 foi lançado em março de 1957 pela Standard & Poor's e completou 65 anos em 2022.

O Vix está disponível para acesso de duas formas: a partir do navegador no PC basta entrar no site oficial, escolher o conteúdo e começar a assistir. Se preferir, baixe o aplicativo do Vix disponível para Android na Play Store.

Os indicadores sintéticos são medidas-sínteses utilizadas para apreender uma determinada realidade social ou dimensões do mundo social e podem ser aplicados em relação às dinâmicas de desenvolvimento de populações, espaços e ambientes.