O que significa o sono REM?

Perguntado por: dilha . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

O que é sono REM? REM é a sigla para Rapid Eyes Movement, ou movimento rápido dos olhos. É o sinal físico mais evidente de que uma pessoa está nessa fase do sono, considerada a mais profunda.

Para uma recuperação completa do seu corpo e mente, você precisa ter uma quantidade suficiente de sono em geral, mas também o suficiente para o sono REM e Profundo. O sono REM deve constituir 20 a 25% do sono total e o profundo 10-20%. Isso deixa 50-60% para o sono leve.

O sono REM é a última fase do ciclo de sono, caracterizado por movimentos oculares rápidos, sonhos vívidos, movimentos musculares involuntários, atividade cerebral intensa e batimentos cardíacos mais acelerados.

Algumas estimativas apontam que uma pessoa adulta passe, em média, entre 13 e 23% do seu tempo dormindo em sono profundo. Considerando o padrão de oito horas de sono, isso representa um período de 60 a 110 minutos de sono profundo por noite, aproximadamente. Lembrando que a quantidade de horas de sono é individual.

Após o quarto estágio o corpo caminha para o sono REM. A atividade cerebral começa a acelerar e se torna tão intensa que se assemelha à quando estamos acordados. É nessa fase que acontece os sonhos, a fixação da memória e o descanso profundo, essencial para a recuperação da energia física para acordar disposto.

NREM 3: Chamado “sono profundo”, essa fase é fundamental para o descanso do corpo. A pessoa fica menos sensível aos barulhos externos. Todos os músculos relaxam e a mente desliga. É o momento em que o corpo se recupera das lesões do cotidiano, sem registro de sonhos.

Se uma pessoa acorda durante o sono REM, enquanto está em atonia, é possível que ela não seja capaz de se mover ou de falar, o que pode ser uma experiência assustadora conhecida como paralisia do sono, um distúrbio do sono tecnicamente inofensivo mas que pode prejudicar a pessoa devido ao seu caráter aterrorizante.

O REM é o último estágio do ciclo do sono, que dura cerca de 20 minutos cada e é nele que os sonhos acontecem. Nesse momento nosso batimento cardíaco acelera e ocorrem as chamadas “paralisias do sono”, pois o cérebro bloqueia os neurônios motores para que o corpo não reproduza os movimentos ocorridos nos sonhos.

O sono profundo geralmente ocorre na primeira metade da noite. Ele apresenta como padrão ondas cerebrais de baixa frequência e alta amplitude, isto é, ondas delta.

O sono profundo surge geralmente na primeira metade da noite e diminui à medida que a noite avança, sendo substituído por períodos de sono REM (movimento rápido dos olhos).

Entre os mais populares disponíveis na Google Play está o Sleep Monitor. O aplicativo vai além de acompanhar os movimentos e barulhos durante o sono. Ele também possui um alarme inteligente que avisa o momento de dormir e desperta o usuário com suavidade.

Tem mais depois da publicidade ;) O sono pode ser dividido em duas fases distintas: REM (Movimentos Oculares Rápidos) e NREM (Sem Movimentos Oculares Rápidos). O sono REM apresenta apenas um estágio, enquanto o NREM apresenta quatro estágios de sono diferentes.

5 estágios do sono

  • 1ª fase - Fase do adormecimento.
  • 2ª fase - Fase de sono mais leve.
  • 3ª fase - Introdução ao sono profundo.
  • 4ª fase - Sono profundo.
  • 5ª fase - Sono REM:

E sonhar quer dizer que você conseguiu entrar em fase profunda do sono, que requer um sono minimamente prolongado e não interrompido e geralmente ocorre em quem está com a saúde preservada. Então sim, sonhos geralmente indicam um sono profundo e saudável.

7-9 horas

- Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas. - Adultos (26-64): O ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam. - Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir 7 a 8 horas por dia.