O que significa o sol para os índios?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

O que o Sol representa para os índios? Guaraci, Quaraci, Coaraci ou Coraci (do tupi kûarasy, “sol”) na mitologia tupi-guarani é a representação do Sol, às vezes compreendido como aquele que dá a vida e criador de todos os seres vivos, tal qual o Sol é importante nos processos biológicos.

Depois do Sol, a Lua é o astro mais observado pelos índios brasileiros. Ela é a principal regente da vida marinha. Os índios brasileiros, em virtude da longa prática de observação da Lua, conheciam e utilizavam suas fases, associadas com as estações do ano, na pesca e na agricultura.

PARA OS TUPIS-GUARANIS o Sol é o principal regulador da vida na Terra e tem grande significado religioso.

Guaraci, Quaraci, Coaraci ou Coraci (do tupi kûarasy, "sol") na mitologia tupi-guarani é a representação do Sol, às vezes compreendido como aquele que dá a vida e criador de todos os seres vivos, tal qual o Sol é importante nos processos biológicos.

Por que o sol é importante para os indígenas? Como acontece em outras culturas o sol é cultuado com devoção por ser o principal regulador da vida dos povos. Nessa etnia os indígenas homenageiam o sol por meio da expressão artística através do canto. O sol é chamado de Nhamandu, nos rituais religiosos.

Irmão e marido de Jaci, Guaraci é o deus do Sol, guardião do dia que auxiliou o pai Tupã a criar todos os seres vivos.

Para os índios, o sol era uma pessoa e se chamava Kuandú. Kuandú tinha três filhos: um é o sol que aparece na época da seca; o outro, mais novo, sai na chuva e o filho do meio ajuda os outros dois quando eles estão cansados.

Para os tupis-guaranis o Sol é o principal regulador da vida na Terra e tem grande significado religioso. Todo o cotidiano deles está voltado para a busca da força espiritual do Sol. Os guaranis, por exemplo, nomeiam o Sol de Kuaray, na linguagem do cotidiano e de Nhamandu, na espiritual.

Como os índios chamavam o sol ea lua? Eles acreditavam que este era o deus da criação, o deus da luz, e sua morada seria o sol. Acreditavam também em um deus do sol (Guaraci) e em uma deusa da lua (Jaci).

Ybacoby: Céu azul. Ybakyguara: Celeste, o que vem do céu.

Guaraciema: Nascer do sol. Guaraciara: Pássaro que tem luz como o sol. Guarani: (1) Raça indígena da América do Sul, habitante desde o Centro Oeste brasileiro até o norte da Argentina, pertencente à grande nação tupi-guarani.

Guaraciaba, em tupi-guarani, significa Raio de Sol.

Para isso utilizavam um instrumento chamado gnômon (Kuaray Ra'anga em guarani e Cuaracy Raangaba em tupi antigo). Conforme explica o professor Germano B. Affonso, o instrumento consiste em uma haste cravada verticalmente no solo, a partir da qual se observa a sombra projetada pelo Sol no decorrer do dia.

O amor ardente do Sol vai queimar tudo e a Lua com as suas lágrimas inundaria toda a Terra. Por isso não podem se casar. A Lua apagaria o fogo e o Sol evaporaria a água. A Lua não se importou com isso.

A maioria das tribos brasileiras mede o tempo a partir do movimento aparente desse astro no céu, com o Relógio Solar. Feito de uma haste cravada verticalmente no chão, ele perrmite saber as horas pela posição da sombra projetada num terreno horizontal.

Como os indígenas enxergam o mundo? “Na visão de mundo dos indígenas, na qual não se separa matéria do espírito, a terra é apenas um reflexo do céu. Então se tem uma formiga na terra, tem também uma no céu, isso vale inclusive para as constelações”, explicou Afonso.

O legado indígena para os brasileiros
Todos se depilavam, cortavam e lavavam os cabelos. Para isso, usavam produtos vegetais como o óleo de andiroba e extrato de pitanga, que ainda hoje são usados na indústria de higiene pessoal. Também veio deles o costume de tomar banho diariamente, ato que os portugueses evitavam.

Apolo era um dos deuses mais importantes da religiosidade dos gregos antigos, sendo conhecido como o deus do Sol, das artes, da música e da Medicina. Apolo era considerado o deus do Sol, da música, das artes, da Medicina, da profecia e tinha muitos outros atributos.

Além disso, os egípcios acreditavam que o deus-Sol possuía várias formas ao longo do dia: ao amanhecer era Kepri, uma divindade relacionada ao escaravelho, ao meio-dia era Rá propriamente dito e ao entardecer era Atum, um deus com forma humana que portava a coroa do Alto e Baixo Egito sobre sua cabeça.