O que significa o sinal vermelho na testa dos indianos?

Perguntado por: elopes6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Normalmente é um ponto vermelho feito com Vermilion (sulfato de mercúrio vermelho brilhante finamente pulverizado). Considerado o símbolo sagrado de Uma ou Parvati, o bindi simboliza a força feminina (shakti) e acredita-se que proteja as mulheres e seus maridos.

As marcas de expressão na testa são as mais comuns, pois estão associadas aos movimentos que fazemos comumente, como sorrir, chorar e levantar as sobrancelhas. Esses e outros movimentos musculares, repetidos por anos e anos, deixam marcas permanentes na pele.

Segundo a tradição hindu e os ensinamentos oriundos do yoga, o terceiro olho representa o centro da energia sutil da consciência e da espiritualidade e reforça o objetivo de transmitir paz de espírito para aqueles que aderem à prática. A palavra do terceiro olho na Cabala quer dizer "sabedoria".

A balançada de cabeça dos indianos
Pode ser 'entendi', 'estou te ouvindo', 'sim', 'continue', 'talvez' e alguns ainda dizem que pode significar 'não' e 'não sei'.

Considerado o símbolo sagrado de Uma ou Parvati, o bindi simboliza a força feminina (shakti) e acredita-se que proteja as mulheres e seus maridos.

Na Índia, a origem do uso do bigode foi para homenagear Arjuna. Os Rajputs (uma linhagem de tribos do Rajastão) usavam e continuam usando bigodes diferentes, que fazem curvas como espiral, misturados com as barbas, e até bigodes gigantescos, e eles ostentam estes bigodes com o maior orgulho de um Rajput.

Na índia, esse adereço continua com o propósito de proteger os casamentos, porém não é o único objetivo para a peça, inclusive os solteiros estão começando a fazer uso do apetrecho.

O hair oiling vai além do cuidado dos fios: ele une gerações e promove o relaxamento da sua mente. Em sânscrito antigo indiano, a palavra "sneha" significa tanto "passar óleo" como "amar" - e não há qualquer coincidência aí.

Entenda o significado e a origem do bindi indiano
Essa parte do corpo representa o sexto chakra, o chamado ajna, que significa a “sabedoria oculta”. Para os hinduístas, tal chakra é o ponto de saída para a energia kundalini, e o bindi auxilia a manter a energia e reforçar a concentração.

As rugas na testa, muito comuns em todos nós, são aquelas linhas horizontais que aparecem acima das sobrancelhas quando transmitimos emoções como surpresa, felicidade ou medo. É possível percebê-las em qualquer pessoa, de qualquer idade e sexo.

Jesus nos diz no Evangelho: “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Lc 16,13). Judas servia a Deus, mas, queria também servir ao dinheiro. E quando o amor ao dinheiro entra no nosso coração, ele o governa. Ninguém consegue servir a Deus e ao dinheiro, tenhamos isso como princípio de vida.

O kajal indiano é utilizado como proteção contra possíveis doenças nos olhos (além de crenças de proteção dos deuses contra mau olhado etc), e portanto, a composição dessas “pastas de tinta” que compõem o kajal, tem efeito medicinal.

Dentre os Deuses do Hinduísmo, Kali, Vishnu, Shiva, Krishna e Rama possuem coloração azul e isto os destaca enquanto figuras centrais no grande cenário da mitologia hindu. A coloração azul representa o infinito, enquanto os Deuses hindus são ilustrados pela tentativa humana de alcançar a compreensão do mesmo.

Em geral o povo e o homem indiano é trabalhador. A maioria das famílias tradicionais tem a configuração homem trabalha fora e mulher é dona de casa e isso não é um problema pro casal. Já alguns mais modernos ajudam com os filhos e tarefas domésticas,mas isso na maioria das casas fica por parte da esposa.