O que significa o símbolo roda do Dharma?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

A roda da lei (ou dharmachakra, em sânscrito, a linguagem da antiga Índia). Corresponde ao ciclo de morte e renascimento ao qual está preso todo ser, até o instante em que alcança a iluminação e se liberta do ciclo. Também corresponde à lei que regula todo o universo, ou seja, ao Dharma.

1. [ Filosofia, Religião ] No hinduísmo, conjunto dos princípios religiosos e morais que regem a conduta individual e social. 2. [ Filosofia, Religião ] No budismo, conjunto dos ensinamentos de Buda.

Estudar e refletir sobre os ensinamentos, exercitar a generosidade com os demais, alimentar pensamentos de amorosidade, consolidar rotinas disciplinadas, incentivar gestos positivos, contrapor tendências egoístas… Todos estes são aspectos da prática do Dharma.

Quando existe felicidade, alegria e animação em algo que você faz na vida e no dia a dia, pode ser um caminho para encontrar seu dever. Esse também é um sinal do universo, mostrando que é o caminho certo para encontrar o seu Dharma.

Entender nosso dharma significa saber que existem coisas na vida que fazemos sem perceber o tempo passar. Significa que viveremos todos os dias mais leves, sem aquela constante ansiedade pela chegada da sexta-feira ou a eventual frustração pelo final do domingo. Entender nosso propósito é entender nossa essência.

Lei do Darma: a sétima Lei Espiritual do Sucesso

  • Lei da Potencialidade Pura.
  • Lei da Doação.
  • Lei do Retorno (Karma)
  • Lei do Menor Esforço.
  • Lei da Intenção e do Desejo.
  • Lei do Desapego (Desprendimento)

Existe uma grande diferença entre dharma e karma, embora ambos estejam relacionados ao campo da espiritualidade. Eles tratam assuntos, objetivos e aspectos distintos. Enquanto o dharma é o sustento da Verdade e da mais pura existência universal, o karma se trata de algo individual, é o emprego da Lei da causa e efeito.

É considerado uma lei universal da natureza, para todos, mas com foco em cada um dos indivíduos. É como as coisas deveriam ser, como fomos destinados a desenvolver nossas ações aqui. O Dharma pode estar relacionado tanto às “obrigações” humanitárias em comum, quanto ao que foi predestinado a cada um dos seres.

de svadharma, o papel a ser seguido em particular por uma pessoa – vishesha dharma. Há outro significado que é do conjunto dos valores éticos básicos que devem ser seguidos pelo ser humano de forma a colaborar para uma sociedade harmônica e justa.

O conceito de Darma nas religiões indianas
As diferentes tradições religiosas da Índia são concebidos como tantas variações deste caminho da retidão. Portanto, um jainista pratica o Jain dharma, um hindu segue o Sanatana dharma e um budista pratica o Buddha dharma.

A roda do Samsara engloba seis caminhos diferentes, definidos a partir do karma. Porém, por mais que se alcance uma existência abençoada, o sofrimento ainda é inevitável: mesmo os seres mais iluminados ainda estão sujeitos aos males do mundo, e à reencarnação. Apenas a iluminação quebra o ciclo.

Ou seja, podemos transformar Carma em Dharma, se formos capazes de realizar nosso propósito e o investimento nessa Energia Maior no momento de nosso nascimento. Esse é um caminho transpessoal, que temos o direito de escolher ou não.

Esta pequena flor tem significado importante na cultura oriental, na qual é comumente associada ao Buda. A planta significa pureza do corpo e da mente, e renascimento. Isso porque, embora cresça na lama, ela se torna uma bela flor: o caminho para purificação em meio às impurezas mundanas.

De acordo com Than Peter, no contexto budista, a meditação significa relaxar a mente para eliminar o sofrimento e encontrar a felicidade pura. Para ter efeito, precisa de outros conhecimentos, como virtude e sabedoria.