O que significa o símbolo paralímpico?

Perguntado por: vdias . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

Na Paralimpíada, o símbolo é o “Agitos”, que em latim significa “me movimento”. Ele é um desenho assimétrico de três arcos nas cores vermelho, verde e azul, que representam o lema “espírito em movimento”.

As cores dos agitos, no fundo branco, representam as cores mais utilizadas nas bandeiras de todos os países do mundo. Os três agitos circulam um ponto central, para enfatizar o papel do IPC (Comitê Paralímpico Internacional) tem de juntar atletas de todos os cantos do mundo e fazê-los competir.

Que ou quem é atleta com algum grau de deficiência, participante nos jogos paralímpicos.

Figura que representa um ser, objeto ou ideia abstrata; emblema.

O uso de símbolos é uma das formas mais antigas de comunicação entre os seres humanos. Através de símbolos nos comunicamos transmitindo mensagens, convicções, histórias, sentimentos.

Além disso, é criado um novo lema paralímpico, intitulado “Spirit in Motion” (Espírito em Movimento), usado nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2004 até os dias de hoje. Anteriormente, o lema criado em 1994 era “Mind, Body, Spirit (Mente, Corpo, Espírito).

Espírito em Movimento

Já o termo "Paraolímpicos", a primeira vez que entrou em uso oficial ocorreu nos Jogos de Verão de 1988, realizados em Seul. "Espírito em Movimento" é o lema do movimento paralímpico. O lema foi introduzido em 2004 nos Jogos Paralímpicos de Atenas.

Jogos Paralímpicos Tóquio 2020: Sir Ludwig Guttmann, o pai do movimento paralímpico | Jogos Olímpicos 2021 | EL PAÍS Brasil.

O símbolo das Olimpíadas são os famosos cinco anéis de cores diferentes, que representam cada continente. Na Paralimpíada, o símbolo é o “Agitos”, que em latim significa “me movimento”. Ele é um desenho assimétrico de três arcos nas cores vermelho, verde e azul, que representam o lema “espírito em movimento”.

As Paralimpíadas são o evento esportivo realizado a cada quatro anos para atletas com diferentes graus de deficiência. Surgiram em 1960, sendo resultado da utilização do esporte como ferramenta para reabilitação de deficientes. A primeira participação brasileira foi em 1972, e nossa primeira medalha veio em 1976.

Bandeira quadriculada: Indica o fim da corrida, os pilotos deverão reduzir no sinal amarelo e parar somente na bandeira vermelha um atrás do outro e levantar do kart, somente com a autorização do fiscal da reta, para não se machucarem.

A Secom recomenda o uso do termo paraolímpico, em vez de paralímpico. Grafe sem hífen. O termo paralímpico foi adotado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em 2011 para adequação aos padrões usados pelo Comitê Paralímpico Internacional (International Paralympic Committee — IPC).

O primeiro esporte adaptado praticado no Brasil foi o basquete em cadeira de rodas. Enquanto realizavam tratamento médico nos Estados Unidos, brasileiros com deficiência conheceram a modalidade e a trouxeram para o país.

Descritos na Constituição Federal, os quatro símbolos oficiais do Brasil são: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais (ou Brasão Nacional) e o Selo Nacional.

asterisco — Este é um sinal que já vem descrito em seu próprio nome: asterisco vem do Grego asteriskos (literalmente, “estrelinha”), diminutivo de aster (“estrela”), que nos deu também vocábulos como astro e asteróide.

Como você se sentiu com o conteúdo dessa matéria? O gesto com as mãos simbolizando um L – fazendo um ângulo de 90° com o polegar e o dedo indicador – ficou popular na eleição de 1989 e até hoje é repetido pelos eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

São símbolos Nacionais: A Bandeira, o Hino, as Armas e o Selo.

1972

A primeira participação brasileira nos Jogos Paraolímpicos data de 1972, na cidade de Heidelberg (Alemanha). Contando com 20 atletas na delegação (todos homens), o Brasil disputou provas no tiro com arco, no atletismo, na natação e no basquete em cadeira de rodas, mas não faturou nenhuma medalha.

Daniel Dias

Compartilhe : O nadador Daniel Dias é o maior medalhista paralímpico brasileiro. O atleta tem 27 medalhas paralímpicas, somando suas 4 participações em Jogos Olímpicos: 14 ouros, 7 pratas e 6 bronzes.