O que significa o símbolo do leão do reggae?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Leão de Judá é uma forma de nomear a entidade suprema. Nesse sentido, a figura que o representa é inserida na bandeira desse movimento que acredita que é de origem etíope a encarnação de Deus.

Por convenção, o ideal é se basear na sequência da bandeira da Etiópia: vermelho, amarelo e verde. Mas com o avanço natural do tempo e dos modos de pensar, a sequência passou por algumas variações. Nas bandeiras relacionadas ao reggae, por exemplo, é comum usa-se as cores na ordem verde, amarelo e vermelho.

A Etiópia se libertou do domínio Italiano e se tornou o primeiro país independente da Africa. Em 1987 foi adotada sua primeira bandeira, que trazia o seguinte significado: a faixa vermelha representa a fé, poder e sangue, o amarelo simboliza a igreja, a riqueza natural e amor; o verde representa a terra e a esperança.

A religião ou movimento Rastafári, conhecido popularmente como “Rasta”, é um movimento religioso que surgiu na Jamaica, no auge das revoltas populares que aconteceram na década de 1930. O marco para a sua origem foi o coroamento do novo imperador da Etiópia, Haile Selassie I.

Segundo a interpretação bíblica dos versículos, o Leão de Judá seria o Messias salvador, que governaria e unificaria todas as nações sob o nome de Deus. Genericamente, a figura do "leão" é compreendida como "o rei", "o poder" ou "o que governa sobre os outros".

Leão como animal de poder
Ele é um animal extremamente estratégico, que calcula muito bem os seus movimentos e sabe a hora exata de agir para conquistar os seus objetivos, ou seja, é a força aliada à sabedoria.

Escorpião

1 – Escorpião
Os nativos de escorpião podem ser considerados como fortes dentro do zodíaco. Este signo é resiliente e possui percepção emocional aguçada.

Jah tem sua origem da palavra hebraica Yah que é a abreviação de Yahweh (Jeová, Javé). Na Bíblia, as palavras Jah, Yahweh e Jeová são usadas para representar o nome pessoal de Deus. O Deus designado na Bíblia é considerado por judeus e cristãos o único Deus verdadeiro.

Os rastas acreditam serem os verdadeiros filhos de Israel e seu objetivo primordial é o retorno à África. Não identificam o céu como o lugar do paraíso, acreditando em vez disso, que o paraíso fica na terra, invariavelmente na Etiópia.

[Informal] Que ou quem tem cabelo longo dividido em madeixas grossas enroladas.

“Em cada frequência que se usa, se tem os solfeggios, tons de som que remetem a várias curas. Os solfeggios da música podem auxiliar na tranquilidade das ondas cerebrais, dependendo dos padrões de suas frequências vibratórias”, explica Marcy.

O reggae surgiu na Jamaica, no final da década de 1960, mas já nos primeiros anos de 1980 estava fortemente difundido no Brasil. Isso aconteceu, em grande parte, devido à sua forte conexão com as origens africanas, que também começavam a ser valorizadas no Brasil.

11 DE MAIO

11 DE MAIO É O DIA NACIONAL DO REGGAE. DATA HOMANAGEIA O RITMO MUSICAL DIFUNDIDO MUNDIALMENTE PELO CANTOR JAMAICANO BOB MARLEY.

dando um caráter atemporal ao movimento. o vermelho faz referência ao sangue derramado. dos africanos indiaspera. de. todos que resistiram a opressão ao longo da história. o amarelo faz referências de que esses. do continente africano. o verde a exuberância natural da terra prometida idiota.

As origens do Reggae
As origens musicais do Reggae estão em dois estilos da ilha caribenha: Ska e Rocksteady. O Ska é um género nascido nos anos 50, da combinação de mento e calipso caribenhos com jazz e rhythm & blues americanos. O Reggae herdou do Ska o walking bass com as acentuações nos tempos fracos.

fé rastafári

Bob Marley converteu-se em 1966 à fé rastafári, movimento religioso afrojamaicano que proclama Haile Selassie, o último imperador da Etiópia, como a reencarnação de Jesus Cristo ou como a própria representação de Deus (Jeová, costumeiramente chamado pela forma abreviada "Jah").

Pode-se dizer, analogicamente, que, se lambada é um golpe, um açoite físico; uma pedrada é um reggae de impacto que bate fortemente na alma (como igualmente as demais lexias) ou que abala o espírito por sua qualidade.

Porém, músicos em geral consideram a visita de Jimmy Cliff, músico jamaicano de ska, em terras brasileiras o primeiro contato do público com o gênero. O artista veio ao Brasil para participar do FIC (Festival Internacional da Canção), no ano de 1969, durante a efervescência do reggae na Jamaica e em toda a Europa.