O que significa o Senhor pelejará por vós e vós Calareis?

Perguntado por: abaptista . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Ele é o Deus que liberta o seu povo e que peleja por eles. Ele é o Deus que pode derrotar os exércitos mais poderosos do mundo com um simples sopro de seu nariz. E Ele é o mesmo Deus que está presente hoje, em nossas lutas e dificuldades, pronto para pelejar por nós e nos dar a vitória.

Então os egípcios disseram: — Vamos fugir dos israelitas! O SENHOR está lutando a favor deles e contra nós. Então o SENHOR Deus disse a Moisés: — Estenda a mão sobre o mar para que as águas voltem e cubram os egípcios, os seus carros de guerra e os seus cavaleiros.

A travessia do mar vermelho (êx 14, 5-31) o texto sagrado refere que, após a décima praga, faraó, aterrorizado, não somente permitiu, mas ordenou que deixassem os israelitas o egito.

2Crônicas 20:17-18 ARC
Nesta peleja, não tereis de pelejar; parai, estai em pé e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém; não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco.

7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.

Sim, mas não é do nosso braço humano, é da firmeza da nossa fé e da disposição em fazer o que Ele nos pede. “Marchar” não significa fazer as coisas por impulso. Significa seguir adiante com a nossa crença, sem dar crédito ao desânimo e aos obstáculos, sem olhar para trás, indo sempre na direção das promessas de Deus.

Pôr-se a caminho ou ir embora.

Na Bíblia, a travessia do Mar Vermelho faz referência ao episódio de abertura do mar para a libertação dos hebreus que foi realizado por Moisés, após as dez pragas do Egito.

No versículo 13, o que vocês acham que Moisés quis dizer com: “Estai quietos, e vede o livramento do Senhor (…), porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver”? (Você pode explicar-lhes que Moisés disse aos israelitas que não temessem e permanecessem firmes e vissem Deus fazer Sua obra de salvação ...

Os egípcios temiam tantos os demônios da noite quanto o insucesso de seu deus. Inclusive, em casos de eclipse solar, acreditava-se que a serpente havia engolido Rá, que agora lutava para se libertar. Caso Rá não conseguisse vencer o mal nas 12 horas, o dia não renasceria – e o Egito morreria com seu povo.

Moisés

Quem escreveu esse livro? Moisés é o autor do livro de Êxodo. Ele foi criado na corte real do Egito pela filha do faraó, mas abandonou esse lugar de privilégio para “ser maltratado com o povo de Deus” (Hebreus 11:25).

A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição.

Como a passagem pelo Mar Vermelho representa a saída do pecado na vida de cada um que se converte ao Senhor, a passagem pelo Rio Jordão prefigura a entrada na “terra prometida”, a vida eterna na presença celestial de Deus.

A travessia do Mar Vermelho seria um testemunho evidente do poder de Deus sobre todas as forças do Egito. Deus desejava que Faraó e seu exército reconhecessem que o Senhor dos Exércitos era o único Deus verdadeiro, capaz de realizar maravilhas além da compreensão humana.

14 O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis. 15 Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. 16 E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.