O que significa o Santissimo Sacramento na Igreja Católica?

Perguntado por: esoares . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

O Santíssimo Sacramento é, pois, o bom Deus; é Jesus Cristo que está aqui, corporalmente presente em meio aos cristãos.

Na exposição “simples” ou “solene” do Santíssimo Sacramento, os fiéis não devem tocar o ostensório ou o cibório, como, infelizmente, se veem algumas vezes na televisão.

base a adoração ao Santíssimo Sacramento. A primeira remonta ao ano de 1527, na Igreja do Santo Sepulcro de Milão, o qual assentava na prática de adorar o Senhor exposto durante as quarenta horas, período que corresponderia ao tempo que Cristo teria permanecido no sepulcro (MARQUES, 2000, p. 565).

Na celebração eucarística, o corpo de Cristo se faz alimento. A Missa é um grande banquete no qual o próprio Deus se faz refeição. Deste mistério surge a necessidade de celebrarmos com respeito, amor e dignidade cada Santa Missa, colocando-nos em atitude de verdadeira comunhão com o mistério de nossa salvação.

Oração a Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento
Eu Te adoro, ó Cristo, Deus no Santo Altar. Em Teu Sacramento vivo a palpitar! Dou-Te partilha, vida e coração, pois de amor me inflamo na contemplação! Tato e vista falham, bem como o sabor; só por meu ouvido tem a fé vigor.

Uma lamparina ou lâmpada é permanentemente acesa ao lado do sacrário, simbolizando assim a presença constante de Jesús na igreja e na nossa vida.

Concebido unicamente para expor a Sagrada Espécie durante os momentos de vigília, o ostensório faz o papel de “guarda de honra” da Eucaristia, custodiando-a num digníssimo cadre enquanto os católicos lhe dedicam atos de fé, amor e confiança. Por sua importante função, a piedade quis fabricá-lo com metais de valor.

Porém, na ausência do sacerdote ou do diácono, ou estando eles legitimamente impedidos, podem expor o Santíssimo à adoração pública dos fiéis e repô-lo depois, o acólito e outro ministro extraordinário da sagrada comunhão, ou outrem designado pelo Ordinário do lugar.

Mas se o Santíssimo estiver exposto, além de outras orações, podemos também rezar o Terço (que é uma oração cristológica e marial), enriquecendo-o, tanto quanto possível, com leituras bíblicas e tempos de silêncio e adoração.

de segunda a sexta feira, logo após a missa das 06:30. até as 18 horas. Quintas-feiras, 19 horas, na Igreja do Rosário, adoração.

Quando adoramos nós começamos a cultivar o silêncio em nossas vidas! Esse é um dos primeiros efeitos que a adoração nos causa. Cristo nos ensina esse silêncio tão necessário, com ele Jesus se faz completamente presente em nós!

A congregação do Santíssimo Sacramento foi fundada no dia 13 de maio de 1856, em Paris, por São Pedro Julião Eymard.

Durante a missa, na oração eucarística, o padre consagra o pão e o vinho que tornam-se – para os católicos – o sangue e o corpo de Jesus. Os fiéis são convidados a um ato de adoração ajoelhando-se, inclinando a cabeça e recolhendo-se. Existem momentos de adoração, fora das celebrações, organizados nas igrejas.

Feitos estes dois esclarecimentos, é preciso dizer que o ministro ordenado (o padre), que é ministro ordinário da comunhão, é a única pessoa que normalmente pode e deve abrir o Sacrário para verificar as Hóstias sagradas, para trazer ou levar a reserva, fazer a exposição do Santíssimo etc.

Sacrário, ou tabernáculo, são termos usados para designar o lugar onde se guarda no templo católico a reserva eucarística (= hóstias consagradas para a comunhão dos enfermos e adoração com culto de latria).

“Dou-vos graças, Senhor santo, Pai onipotente, Deus eterno, a Vós que, sem merecimento nenhum de minha parte, mas por efeito de vossa misericórdia, Vos dignastes saciar-me, sendo eu pecador e vosso indigno servo, com o corpo adorável e com o sangue precioso do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Vale dizer que a Igreja recomenda que, quando o padre faz o rito de elevação da hóstia e do cálice, a assembleia deve permanecer olhando para o sacerdote. A inclinação da cabeça e a breve prece pessoal devem acontecer quando o padre faz a genuflexão e coloca a hóstia (e depois o cálice) novamente sobre o altar.

Dados Históricos: O design do ostensório, normalmente confeccionado em ouro tem um significado, que vai muito além de simplesmente ser um objeto pomposo. Ele representa o sol resplandecente com raios saindo do centro, cujo simbolismo é evidente, a Luz de Cristo Espalhando-se pelo mundo inteiro.

A eucaristia é o próprio sacrifício do corpo e do sangue de Jesus, é o banquete de Deus, onde ele reparte o pão e o vinho, representado pela hóstia, e relembrando o momento em que Jesus o fez, com seus apóstolos, e cada indivíduo tem o direito de fazer a comunhão.