O que significa o Salmos 84?

Perguntado por: epacheco . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

O Salmo 84 é um salmo de saudade da presença de Deus no templo. O salmista expressa seu profundo desejo de estar na presença de Deus e adorá-lo em seu santuário. Ele reflete sobre a beleza e santidade do templo e a alegria que vem de estar na presença de Deus.

Porque vale mais um dia nos teus átrios do que em outra parte mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas da perversidade. Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão.

O vale de Baca é lugar da impossibilidade humana e da providência de Deus. Nos tempos do Velho Testamento, os israelitas faziam peregrinações regulares a Sião (Jerusalém), para adorar a Deus no templo e celebrar festas religiosas.

O texto bíblico até menciona os nomes dos filhos de Corá: Assir, Elcana e Abiasafe (Êxodo 6:24).

Quem anda com o Senhor está protegido, guardado pelos braços fortes do Todo Poderoso. Enquanto escrevia este lindo poema, o salmista testemunhou uma cena grandiosa: os pardais e andorinhas que fizeram seus ninhos próximos ao altar do Senhor, com a intenção de proteger os seus filhotes (Sl 84.3).

[Figurado] Que já não tem obstáculos; facilitado.

É atribuído aos filhos de Corá e foi compilado por Davi no Livro dos Salmos. O salmo começa com um elogio ao lugar onde Deus vive e onde a pessoa que o escreve deseja estar.

Quando vivemos na Presença, é fácil abrir mão das nossas vontades para viver a vontade de Deus, pois agradá-Lo nos preenche e satisfaz de forma que não tem como explicar. Então, podemos dizer que a plenitude da Presença de Deus não é o que Ele pode nos dar, mas, sim, conhecer e desfrutar de quem Ele é!

Você será estimulado a dividir porções do dia para andar com Deus: lendo a Bíblia, orando, meditando e praticando boas obras. Como cristãos, não há nada mais prazeroso e realizador do que ter comunhão com Deus, o Senhor. Gozar de Sua presença. Ouvir Sua doce voz, ser por Ele consolado, advertido e santificado.

Viver um tempo no vale significa aprendizado, autoconhecimento e auto entendimento, é na realidade a forma que a vida nos oferece para sermos normais e frutíferos. Quando perceber que está passando pelo vale de agora em diante acredite é o melhor lugar para se estar.

Nome vulgar de plantas arbóreas do género Quercus, da família das Fagáceas.

Na verdade, a palavra hebraica “baca” significa tanto lágrima, choro, como bálsamo.

Kátia Moraes. Esposa de Corá, mãe dos meninos Assir e Elcana.

A história de Corá é encontrada em Livro de Números 16. Corá liderou uma revolta contra Moisés; ele morreu, juntamente com todos os seus co-conspiradores, quando Deus fez "a terra abrir a boca dela e engoli-lo e tudo o que lhes pertencia". No entanto, "os filhos de Corá não morreram".

Ao invés de se rebelar contra o Senhor, os filhos (descendentes) de Corá se dedicaram ao louvor de Deus. Escreveram alguns Salmos lindos e cheios de reverência para com o Senhor. O tom e a mensagem do Salmo 42 sugerem circunstâncias como os apertos que Davi passou quando fugiu de Absalão.

A Bíblia diz que os que confiam no Senhor são como o monte de Sião que não se abala, mas permanece para sempre. Isso significa que todos aqueles que colocam absoluta fé em Deus são inabaláveis, tal como é o monte Sião.