O que significa o sal na Igreja Católica?

Perguntado por: aoliveira8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Consciente da incorruptibilidade que o sal pode dar para a conservação dos alimentos, a liturgia cristã usa-o como elemento ritual de purificação e, de forma simbólica e premonitória, para indicar a pureza moral, a sabedoria espiritual, que um baptizado em Cristo deve conservar.

Por isso coloca-se o crucifixo na porta, para quando Nossa Senhora passar abençoar o lar, tirar o agouro e mau olhado.”; “Coloca-se a cruz nas portas de entrada e de saída.

Atualmente o uso do sal exorcizado acontece principalmente na Forma Extraordinária, especialmente nos exorcismos, no batismo, na reconstituição de um altar e na bênção da água benta. No entanto, mesmo na Forma Ordinária, o sal exorcizado pode ser usado na bênção da água benta.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 13“Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.

A falta de sal faz com que uma excelente comida perca o gosto e a personalidade. Somos o sal da terra. Quando nos misturamos com os outros, quando nos fazemos presentes na medida exata – sem excesso e sem omissão – estamos justificando nossas vidas.

O batismo é um mandamento
Ao ser batizado, Jesus demonstrou a todos os filhos de Deus que “[seria] obediente [ao Pai] na observância de seus mandamentos” (2 Néfi 31:7). Todas as pessoas que decidem seguir a Jesus devem obedecer igualmente ao mandamento de Deus de serem batizadas.

Bíblias, terços, pequenos santinhos em porcelana ou pingentes com o crucifixo são presentes muito bem-vindos na hora do batizado. Nunca se esqueça, qualquer presente que você dará para seu afilhado será de extremo significado e importância, contanto que você esteja dando com carinho e totalmente de coração.

O responsável por ficar o tempo todo segurando a vela para batizado é o padrinho, enquanto é de responsabilidade da madrinha segurar o bebê. Ao final da cerimônia de batizado, simbolicamente o padrinho faz a entrega da vela acesa para a criança, representando a luz de Cristo, como já mencionamos.

O crucifixo é usado para demonstrar o amor e o respeito dos cristãos por Jesus. Ele é formado pela cruz com o corpo sagrado de Jesus sobre ela. Representando a cruz onde Jesus Cristo se sacrificou pela humanidade.

O uso da cruz, para assinalar a data de falecimento de alguém, é facultativo. Se se quiser utilizar essa forma, a cruz costuma ser colocada à esquerda da data do falecimento – ex.: Manuel dos Santos †25-12-1870.

Neste contexto, conclui-se que a retirada de símbolos religiosos de estabelecimentos estatais não configura laicismo. Pelo contrário, a retirada dos referidos símbolos estaria preservando a liberdade de religião do indivíduo e ratificando o caráter Laico do Estado.

É usado no esoterismo e bruxaria para afastar as energias ruins e os maus espíritos. O sal grosso e o sal marinho são muito usados para eliminar a energia negativa de ambientes e das pessoas.

Faça uso do sal grosso para manter afastadas as energias densas, negativas e tensas dos ambientes. Basta colocar uma xícara de chá de sal grosso em um pote de vidro ou outro recipiente, perto da entrada da casa. Se preferir, pode ficar num local mais discreto e escondido.

Limpe os ambientes com sal grosso
A primeira etapa da limpeza espiritual em seu lar começa com a lavagem dos cômodos com sal grosso. O sal possui propriedades que têm a capacidade de remover qualquer energia negativa que possa estar alojada em sua casa.

O excesso de sais minerais tem efeito tóxico nos vegetais e interfere nas características físicas do solo. O acúmulo de sódio, por exemplo, diminui a aeração, dificulta o movimento da água e o desenvolvimento das raízes. Uma complicação bem grande para a produção agrícola.

“Tal como o 'sal da terra', somos também a 'luz do mundo', e nossa luz não pode ficar escondida (ver Mateus 5:13–16).”

“Davi ficou ainda mais famoso ao retornar da batalha em que matou dezoito mil edomitas no VALE DO SAL.” (II Samuel 8:13).

De modo simplificado podemos dizer que ser sal da terra e luz do mundo representar ter uma vida que glorifica a Deus e leva outras pessoas a seguir Jesus. Dessa maneira, todo cristão recebe esse chamado, pois ele é convocado para transformar a vida das pessoas que estão ao seu redor.

O Sacramento do Batismo administrado com uma fórmula modificada arbitrariamente não é válido e aqueles que o receberam desta forma devem ser batizados “de modo absoluto”, ou seja, repetindo o rito de acordo com as normas litúrgicas estabelecidas pela Igreja.