O que significa o sacrifício de Isaac?

Perguntado por: upeixoto . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 15 votos

Isaque foi a representação de Jesus. O que Abraão quase fez foi o que Deus teve que fazer pela humanidade. Deus sacrificou o seu único Filho não só para provar o Seu amor por nós, mas para nos salvar de nossos delitos e pecados, no entanto, muitos só se aproveitam disso, não valorizam, não mudam de vida.

O que cabia a Abraão dar a Deus estava ali, porém, ele levava nas mãos o fogo e o cutelo, ou seja, Abraão não poderia transferir para o seu filho o fogo, já que ele deveria, a qualquer custo, mantê-lo aceso, o que significa que o fogo da fé é pessoal e intransferível.

O Deus de Isaque
Assim, toda a vida de Isaque foi um desfrute da herança de seu pai. Note que é impossível ter a experiência de Abraão sem ter a experiência de Isaque. Da mesma forma, é impossível ter a experiência de Isaque sem a de Abraão. Precisamos perceber que Deus é o Pai, e tudo procede Dele.

A história de Isaque e Rebeca ensina que o casamento não se baseia apenas no amor, mas na fé. Gênesis 24 nos conta a história de como Abraão enviou seu servo para encontrar uma esposa para Isaque. O servo partiu e fez uma oração muito específica para ajudá-lo a identificar quem seria essa esposa em potencial.

Deus deu a Abraão uma grande nação de descendentes, a Terra Prometida de Canaã e o filho prometido chamado Isaque . Tudo que Deus promete a você se cumprirá! E é isso que capacita você a se tornar obediente, temente e capaz demonstrar amor verdadeiro pelo pai.

Sacrifício significa dar ao Senhor qualquer coisa que Ele requeira de nós em termos de tempo, bens terrenos e disposição para levar avante a Sua obra. O Senhor ordenou: “Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça” (Mateus 6:33). Nosso desejo de sacrificar é uma indicação de nossa devoção a Deus.

Levou para lá tudo o que precisavam, exceto a vítima, para o sacrifício. Isaac tinha então vinte e cinco anos. Ele preparou o altar, mas, não vendo vítima alguma, perguntou ao pai quem ele queria sacrificar. Ainda encontramos 30 anos de idade para Isaac.

O senhor provê todas as coisas em nossas vidas, seja nos momentos de adversidades e desafios, seja quando estamos em plena harmonia. Sendo assim, a providência divina é essencial e sempre alcança quem busca ao Senhor com o coração sincero.

O sacerdote, pela manhã, tiraria as cinzas e colocaria mais lenha – o fogo no altar não deveria apagar-se jamais. Na liturgia do altar o fogo era um elemento indispensável e altar sem fogo era altar em ruínas. O fogo no altar era sinal da presença do próprio Deus. Até que a beleza de Cristo se veja em mim!

O fogo é o elemento indispensável no Altar. O nosso coração é o Altar de Deus. A lenha queimando é o fervor, dedicação, entusiasmo, oração.

Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda. Como o carvão é para a brasa, e a lenha, para o fogo, assim é o homem contencioso para acender rixas. As palavras do maldizente são comida fina, que desce para o mais interior do ventre.

Ele prometeu que faria de Abraão pai de uma nação. Isaque, seu filho, é fruto desta promessa, que se estende de geração em geração, até nossos dias. Ele promete não nos desamparar, não nos deixar sós, cuidar de nós e de nossa família.

Qual o papel de Isaac na Bíblia? História de Isaque – A história de Isaque está ligada a história do primitiva de Israel. Isaque foi o segundo grande patriarca do povo de Deus, Isaque é filho de Abraão, que foi escolhido por Deus para gerar uma nação escolhida por Deus. Isaque herdou essa promessa de seu pai.

Quando sentiu o cheiro da roupa que Jacó estava usando, Isaque o abençoou e disse assim: “Ah! O cheiro do meu filho é como o cheiro de um campo que o SENHOR Deus abençoou. Meu filho, que Deus lhe dê o orvalho do céu; que os seus campos produzam boas colheitas e fartura de trigo e vinho.

Curiosidade: Você sabia que Abraão caminhou aproximadamente dois mil quilômetros até chegar na Terra Prometida? Abraão percorreu esse trajeto a mando de Deus, que dele faria uma grande nação.

Gênesis 22:1–14—É ordenado a Abraão sacrificar Isaque, mas a vida de Isaque é poupada. Gênesis 22:15–19—Grandes bênçãos são prometidas a Abraão.

Ao conhecer Rebeca e tomá-la por esposa, Isaque não esperava o que viria pela frente. Quando ele descobre a esterilidade de Rebeca, a Bíblia diz que o patriarca orou ao Senhor para que a madre de sua esposa fosse aberta (Gn 25.21).

ABRAÃO TINHA 75 ANOS QUANDO DEUS PROMETEU UM FILHO, ISAQUE SÓ NASCEU QUANDO ELE TINHA 100 ANOS. VOCÊ SERIA CAPAZ DE ESPERAR 25 ANOS UMA RESPOSTA DE DEUS?

De todas as pessoas no mundo, por que razão Deus escolheu Abrão para receber uma promessa tão incrível (12:2-3)? A passagem não nos dá muitas pistas, mas, lembra-nos de que Deus tinha um plano: abençoar o mundo inteiro. O pecado impediu que as pessoas se reconciliassem com Deus (3:23-24) e recebessem essa bênção.