O que significa o rio Tigre na Bíblia?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

O rio Tigre ou Tígris (do árabe, Dijla; na Bíblia Hiddekil) é um curso d'água que corta o território da Turquia e do Iraque e está localizado mais a leste do rio Eufrates, com o qual formam a Mesopotâmia, onde nasceram algumas das primeiras civilizações da humanidade, graças à possibilidade de irrigação de suas terras.

A presença em sua região dos rios Tigre e Eufrates foi fundamental para que o homem, a partir do desenvolvimento da agricultura e da criação de animais, pudesse sedentarizar-se e formar cidades naquele local.

Os rios Nilo, Tigre e Eufrates foram importantes para o surgimento das primeiras civilizações humanas por terem permitido a prática em larga escala da agricultura, o que permitia a estas populações abandonar o nomadismo e adotar um modelo de vida sedentário.

O terceiro, Hidequel (o nome hebraico para tigre), que significa \”rápido\”.

O rio da vida A água é usada para simbolizar muitas coisas na Bíblia: purificação, nova vida ou cura.

Recebe o nome de Tigre o rio que juntamente com o rio Eufrates, delimita a região conhecida como Mesopotâmia, ou a "terra entre os rios". A palavra vem de um antigo termo persa que pode ser traduzido como "rápido" ou "em formato de arco".

O rio Tigre na História
Junto com o rio Eufrates, formam uma região conhecida como Mesopotâmia (terra entre rios). As margens destes dois rios desde a Antiguidade é uma área importante, principalmente em função da fertilidade do solo e da oferta de água, numa área próxima a desertos.

O Rio Tigre apresenta uma vazão média de água, esta pode contaminar milhões de litros. Água contaminada é sinônimo de doenças. Foram realizadas duas análises das águas do Rio Tigre e diagnosticado elementos com valores alterados: Coliformes Totais, Escherichia Coli, Cor Aparente, Manganês e Ferro Total.

Gn 2:14 E o nome do terceiro rio é Hidequél; este é o que corre pelo Oriente da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates. O quarto rio Parath, do Strong 06578 trp (P@rath), (do grego Eufrates – 2166 Eufrathv) que quer dizer: frutífero, o rio bom e abundante.

sumérios

Mas uma pergunta paira no ar: qual é a civilização mais antiga da história? Há 30 anos, essa questão teria uma resposta fácil: os sumérios. Por volta de 4 mil a.C., a primeira fase da cultura suméria surgiu como a civilização mais antiga na região da Mesopotâmia, no atual Iraque.

Na Alta Mesopotâmia, região ocupada por uma das chamadas Civilizações Hidráulicas, as cheias dos rios Tigre e Eufrates ocorriam entre os meses de abril e maio, quando as geleiras das montanhas da Armênia derretiam e chegava a temporada das chuvas.

A civilização mesopotâmica se desenvolveu no vale dos rios Tigre e Eufrates e é considerada o berço da cultura ocidental. Daqueles povos vêm os cálculos astronômicos, a escrita, o primeiro código, as cidades-estados e muito mais. A Mesopotâmia era uma região fértil que facilitava a fixação de populações.

A Mesopotâmia foi uma região localizada entre os rios Tigre e Eufrates. Atualmente, corresponde aos territórios do Iraque, Irã e Jordânia, no Oriente Médio.

O sistema fluvial Tigre-Eufrates já gerou uma terra bastante fértil e abundante, mas está secando a taxas alarmantes. Segundo um reporte de 2002 do Ministério de Recursos Hídricos do Iraque, os rios podem vir a secar completamente até 2040 por conta da diminuição nos níveis de água.

Os tigres são animais originários da Sibéria, de onde irradiaram até atingir as zonas mais meridionais da Ásia tropical. Na sua lenta e progressiva expansão para sul, os tigres foram-se adaptando aos habitats das diversas regiões naturais, dando origem a raças diferentes e com diferente distribuição geográfica.

É inteligente, ágil, esperta e ajuda energeticamente os xamãs nas curas. A onça traz a energia da coragem, da sensualidade e do poder. Simboliza a conquista do espaço, a cautela, o saber agir, a habilidade e a agilidade.

Hidéquel, chamado pelo acadianos id Idikla; isto é, “o rio de Idikla”, é o terceiro dos quatro rios do Paraíso (Gênesis 2:14). Genésio interpreta a palavra como significando “o Tigre rápido”.