O que significa o pronome She they?

Perguntado por: dmoreira . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Eles são uma forma útil de substituir substantivos, como nomes, por exemplo. Até pouco tempo atrás, os livros de gramática inglesa explicavam que existia apenas os pronomes de gênero he (“ele”) e she (“ela”) para se referir a um indivíduo na terceira pessoa (o pronome it é usado apenas para animais ou objetos).

Em lugar de dizer “ele” ou “ela”, diz-se “elu”. Para “dele” ou “dela”, utilize-se “delu”. Já em palavras terminadas em “a” ou “o”, troca-se pelo “e”, como em “linde”, “tranquile”, “namorade”. Em palavras em que o “e” sinaliza o masculino, utiliza-se o “ie”, como em “professories”.

As opções já são pré-definidas (como ela/dela, ele/dele e eles/deles, ou they/them, comumente usado por pessoas não-binárias, ou seja, que não se identificam com o sistema binário de homem ou mulher).

Pronomes e formas pronominais seguem a mesma regra, sendo classificados de acordo com o seu gênero como outras palavras o são. O, seu, os, nossos são pronomes masculinos e para o gênero feminino temos os pronomes e formas pronominais a, sua, as, nossas, etc.

Para a inclusão do pronome na bio, basta o usuário entrar no próprio perfil, acessar a opção "Editar perfil" e incluir os pronomes no campo de "Pronomes". Em português, os usuários podem optar por ela/dela, ele/dele e elu/delu.

They (eles, elas) é usado como o sujeito da ação – em uma afirmação, por exemplo, há sempre um verbo depois de they, porque they sempre “fazem, fizeram, vão fazer, são”, etc etc… alguma coisa.

Uma questão que merece muita atenção é a seguinte: o “it” é usado somente para o singular. Quando for montar uma frase no plural, o pronome que deve ser usado é o “they”. Veja os exemplos já citados no plural: They are on the table.

“Todes” não faz parte das normas oficiais da língua portuguesa. No entanto, vem sendo utilizada como um pronome neutro para se dirigir a pessoas não binárias — que não se identificam exclusivamente com o gênero masculino ou com o gênero feminino. O termo é incentivado pelo público LGBTQIA+ como forma de inclusão.

Quando é masculino temos “ele ou “dele”. E quando uma pessoa não se identifica com os padrões de gênero, ou seja, é não-binária, podemos usar os pronomes “elu” ou “delu”.

As opções de gênero disponíveis incluem homem trans, mulher trans, pessoa trans, intersexo, não binário, agênero e pangênero, entre muitos outros. Em relação aos pronomes, o usuário pode optar por ela/dela, ele/dele, elu/delu, iel/ellui e il/lui, entre as alternativas.

Ele é um recurso mais inclusivo, pois dá a possibilidade de pessoas não-binárias, trans, intersexuais ou simplesmente pessoas que não se sentem representadas pelo feminino-masculino possam escolher uma opção que faça mais sentido para elas.

Ela/dela para se referir a alguém que prefere o uso dos pronomes femininos. Ele/dele para se referir a alguém que prefere o uso dos pronomes masculinos. Elu/delu para se referir a alguém que prefere o uso de pronomes neutros ou que é adepto da linguagem neutra.

Existem vários tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Tipos de pronomes

  • pronomes pessoais retos;
  • pronomes pessoais oblíquos;
  • pronomes de tratamento;
  • pronomes possessivos;
  • pronomes demonstrativos;
  • pronomes interrogativos;
  • pronomes relativos;
  • pronomes indefinidos.

Quando se utiliza o pronome neutro, não é possível identificar o gênero da pessoa de quem se fala nem como masculino, nem como feminino. Por isso, é o utilizado para pessoas não binárias.