O que significa o prefixo des agregado a palavra?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

«[exprime] aumento, reforço, intensidade: desafastar, desaliviar, desapartar, desferir, desinfeliz, desinquieto».

des- (origem latina): desfavorável, desigual, desnecessário, descontente,... in- (origem latina): infeliz, inacabado, inconsequente, inconstante,...

Ele promove o sentido oposto de uma palavra, negação, reversão de algo, como pode ver nos exemplos a seguir: Amarrar - Desamarrar. Ligar - Desligar. Obedecer - Desobedecer.

1. Indica negação, separação ou cessação (ex.: desleal; desossar; dessintonizar). 2. Exprime reforço (ex.: desinfeliz; deslargar).

O prefixo des- refere separação ou acção contrária: desfazer. O prefixo in- pode referir: — privação ou negação: ilegal, inactivo, impermeável. — movimento para dentro: induzir, imiscuir-se.

Des, enquanto palavra com sentido absoluto, não existe na língua portuguesa. Des- existe apenas como um prefixo que indica negação e oposição, de origem latina: desnecessário (des- + necessário);

Alguns prefixos de negação: in-, im-, i-, des-, dis-, á-, an-.

9 Gram Processo empregado na formação de palavras pelo acréscimo ou pela extração de afixos: No processo de derivação prefixal, o uso do prefixo “in” em “feliz” forma a palavra “infeliz” e, na derivação sufixal, o sufixo “mente” acrescentado à palavra “feliz” forma a palavra “felizmente”.

Os principais processos de formação são:

  • Derivação. Processo de formar palavras no qual a nova palavra é derivada de outra, chamada de primitiva. ...
  • Derivação Prefixal. ...
  • Derivação Sufixal. ...
  • Derivação Prefixal e Sufixal. ...
  • Derivação Parassintética. ...
  • Derivação Regressiva. ...
  • Derivação Imprópria.

O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo. Exemplos de prefixos e sufixos: antipatia (anti = prefixo)

A forma verbal dis, com s, está errada. Diz é a forma conjugada do verbo dizer na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele diz) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo afirmativo (diz tu).

Em português, temos alguns exemplos que ajudam a ilustrar o sentido do prefixo "IL": LEGAL - ILEGAL. LÓGICO - ILÓGICO.

Origem etimológica:des- + fazer.

A palavra “incapaz” tem o prefixo in- que traz o sentido de negação, ou seja, no caso dessa palavra significa “aquele que não é capaz”.

des- {prefixo}
dis- {pref.}

O prefixo é aquilo que vem antes do radical para ampliar sua significação e formar nova palavra. O prefixo pode mudar de sentido e de forma dependendo do contexto. Por exemplo: des + graça = desgraça (normalmente o prefixo des– indica ideia contrária).

Prefixos são palavras/termos colocados no INÍCIO de outras palavras afim de mudar o sentido da mesma. Prefixo é a parte que vem antes do radical, essa é fácil, já que “pre-alguma coisa” é bem recorrente em nosso vocabulário.