O que significa o ponto de inflexão da curva?

Perguntado por: hmendes . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Pontos de inflexão são pontos onde a função muda de concavidade, ou seja, de ser "côncava para cima" para ser "côncava para baixo" ou vice-versa. Eles podem ser encontrados determinando onde a derivada de segunda ordem muda de sinal.

Ponto de inflexão representa o ponto onde a curvatura da função muda entre para cima e para baixo, na distribuição existem dois pontos de inflexão, cada um sendo localizado no desvio padrão da média, um ponto acima de média e o outro um ponto abaixo da média.

Pontos de inflexão são pontos onde a função muda de concavidade, ou seja, de ser "côncava para cima" para ser "côncava para baixo" ou vice-versa.

Ponto crítico de uma função derivável f é um ponto x=c do domínio de f no qual f '(c)=0. Exemplo: f(x)=x², definida sobre [-1,2], possui x=0 como ponto crítico, pois f '(0)=0.

Para qualquer ponto em cima da curva de solublidade, a solução é saturada. Para qualquer ponto acima da curva de solubilidade, a solução é supersaturada. Para qualquer ponto abaixo da curva de solubilidade, a solução é insaturada.

As curvas de solubilidade são diagramas que indicam a variação dos coeficientes de solubilidade das substâncias em função da temperatura.

Fatores que Influenciam a Solubilidade

  • Relação entre a quantidade de soluto e de solvente.
  • Temperatura.
  • Concentração Comum.
  • Concentração em Quantidade de Matéria (Cn)
  • Título (T)
  • Densidade da Solução (d)

Movimento interior (in= interior + flexão= movimento). A inflexão de voz revela o estado emocional da pessoa. Portanto, inflexão seria o movimento interno que proporciona ao ouvinte perceber o estado emocional da pessoa.

Inflexão de voz, mudança de tom, de acento na voz. Ponto de inflexão, ponto em que uma curva toca a sua tangente.

Uso da segunda derivada para máximos e mínimos
Seja f uma função derivável sobre um conjunto S, tal que a sua derivada f' seja uma função contínua e vamos supor que f possui um ponto crítico x=c em S, isto é, f'(c)=0. Se f"(c)<0 então x=c é um ponto de máximo para a função f.

Se os pontos se concentrarem em torno de uma reta, então temos indícios de que a distribuição é Normal. Adicionalmente, o histograma lhe mostra a forma de distribuição. Quanto mais próximo da forma de sino que estamos familiarizados, maiores as evidências de normalidade.

2 - NÃO NORMALIDADE
Existem casos em que a não normalidade é evidente, por exemplo: a) quando há restrições sobre os valores das obser- vações; b) quando a distribuição tem caudas pesadas ou deformações em relação à distribuição normal; e c) quando uma variável aleatória é definida pela razão entre outras duas.

A distribuição normal é caracterizada por uma função de probabilidade, cujo gráfico descreve uma curva em forma de sino, como mostra a Figura 1. Em 1733 Abraham De Moivre desenvolveu a equação matemática da curva normal. Isto possibilitou estabelecer a base para toda a teoria da Estatística indutiva.

As inflexões descendentes são para usadas no final da maioria das sentenças, com um tom de autoridade e imposição. Já as ascendentes expressam dúvidas, sugerem uma ideia inacabada ou pedem um sim ou não como resposta.

Quando o coeficiente “a” de uma função do segundo grau, na forma f(x) = ax2 + bx + c, é maior que zero, a concavidade da parábola é voltada para cima e, quando esse coeficiente é menor que zero, ela é voltada para baixo.

O Ponto de Crítico informa o empresário sobre a faturação mínima necessária para cobrir os custos (fixos e variáveis), informação esta que muitas vezes é vital para a análise de viabilidade de um empreendimento ou da adequação da empresa ao mercado.

O que é o ponto crítico
O ponto crítico é a temperatura mais alta a que o líquido e o gás (de uma substância pura) podem coexistir e corresponde a uma temperatura diferente para cada substância.

Se o vértice será ponto de máximo ou de mínimo, basta analisar a concavidade da parábola: Se a < 0, a parábola possui ponto de máximo. Se a > 0, a parábola possui ponto de mínimo.

O soluto é a substância dissolvida, já o solvente é a substância que o dissolve. As soluções químicas são misturas ou dispersões homogêneas.

No gráfico, a curva de solubilidade demonstra que a solução é: Saturada: quando o ponto está sobre a curva de solubilidade. Insaturada: quando o ponto está abaixo da curva de solubilidade. Saturada homogênea: quando o ponto está acima da curva de solubilidade.

Os testes de solubilidade permitem em uma primeira análise classificar o composto em substância ácida, básica ou neutra. São realizados em água, solução de hidróxido de sódio, solução de bicarbonato de sódio, ácido clorídrico diluído, éter e ácido sulfúrico concentrado.