O que significa o pinheiro na Bíblia?

Perguntado por: spilar . Última atualização: 26 de maio de 2023
4 / 5 18 votos

O pinheiro simboliza a vida, pois é uma das poucas árvores que sempre se mantém verde, mesmo durante o inverno, quando a maioria das árvores perdem as folhas.

A crença é de que Martinho Lutero foi o precursor das árvores iluminadas. Ele estaria caminhando para casa em uma noite de inverno estrelada, quando notou que o brilho das estrelas refletia nos pinheiros, o que fazia uma bela visão.

Apocalipse 22 descreve a árvore da vida, dizendo: “as folhas da árvore são para a cura das nações”. As árvores nos lembram que a vida é muito maior do que o nosso momento presente. Suas raízes profundas e galhos em crescimento nos chamam a olhar para o céu e a eternidade.

O pinheiro simboliza a vida, pois é uma das poucas árvores que sempre se mantém verde, mesmo durante o inverno, quando a maioria das árvores perdem as folhas. O costume de enfeitar árvores de Natal é comum entre católicos, protestantes, ortodoxos e mesmo por ateus ou agnósticos.

O pinheiro era considerado, antigamente como símbolo de imortalidade e de fecundidade, por sua resistência em terrenos menos férteis e pela sua facilidade de propagação. Símbolo da eternidade, pois não possui nem princípio, nem fim. O verde escuro lembra as árvores, princípio vital da natureza.

A energia que envolve o pinheiro tem muita vitalidade e atua contra o cansaço mental e físico. Esta árvore é capaz de ajudar qualquer pessoa a ter uma vida longa, nutrir o sangue e dar força ao sistema nervoso. O melhor óleo essencial contra problemas respiratórios vem dele.

Nesse caso, reforça que são vários os benefícios de ter a planta em casa: — São aromáticos, ajudam a arejar o ambiente e controlam a umidade do ar. Além disso, são sustentáveis, pois em vez de usar um produto derivado do petróleo, está utilizando um natural.

Os pinheiros são coníferas, que não são indicadas para ambientes internos. A tuia é uma das plantas que mais sente por estar fora do ambiente natural.

A natividade é descrita no Novo Testamento da Bíblia, mas os evangelhos de Mateus e Lucas dão versões diferentes para o evento. Ambas narrativas dizem que Jesus nasceu de Maria, noiva de José, um carpinteiro. Os evangelhos afirmam que Maria era virgem quando engravidou.

O significado do Natal é o nascimento de Jesus Cristo e sua comemoração anual, que acontece há mais de 1600 anos no dia 25 de dezembro. Natal se refere a nascimento ou ao local onde alguma pessoa nasceu.

A árvore de Natal caseira, como muitos de nós temos hoje,surgiu como tradição no final do século XVI, na Alsácia. Esta, que hoje é uma região belíssima da França, já foi alemã. Naquela época, uma parte das festividades de Natal era colocar uma árvore na sala de estar. Então, depois decoravam com doces, nozes e maçãs.

Centralidade, conexão e sabedoria.
Apesar dos diferentes significados, as árvores sempre foram vistas como símbolos sagrados da vitalidade.

No Evangelho Jesus nos recorda: “Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. Cada árvore se reconhece pelo seu fruto.” É por dentro das coisas que as coisas são.

Portanto, você pode compreender a árvore da vida como a lembrança da nossa jornada na terra, a busca pela eternidade em outro plano espiritual ou pelo crescimento pessoal. Valores como: criação, fertilidade, crescimento e equilíbrio espiritual, podem estar por trás dos significados.

As estrelas do céu, vendo a tristeza do pinheiro, que nada tinha para dar ao Menino Jesus, decidiram descer e pousar sobre os seus galhos, iluminando e enfeitando o pinheiro. Quando isto aconteceu, o Menino Jesus olhou para o pinheiro, levantou os braços e sorriu!