O que significa o pentagrama na Umbanda?

Perguntado por: iramos . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Como na Umbanda Oxalá é sincretizado com Jesus Cristo, temos a estela de cinco o simbolizando. Para tanto temos que desenhar um pentágono regular, e traçando suas diagonais temos a estrela de cinco pontas.

o arco e flecha

Seu símbolo é o arco e flecha.

O que significa a Estrela de Davi na Umbanda? A Umbanda é uma religião brasileira de matriz africana que surgiu por volta da primeira década de 1900. Nela é bem comum o uso do hexagrama de 6 pontas que é um amuleto que simboliza uma proteção contra todo o mal.

Nos rituais da religião Wicca, além de ser um dos símbolos da deusa, o pentagrama às vezes é usado como símbolo da terra, outras vezes, em religiões pagãs no geral, é usado como pentáculo para consagrar os instrumentos ritualísticos, objetos e amuletos.

Os pontos riscados na Umbanda são compostos de símbolos que têm o poder de invocar os espíritos, esses desenhos são a assinatura dos espíritos, já que a combinação de símbolos (setas, cruzes ou círculos) identificam o espírito invocado.

Agora, aprenda a fazer o “sinal de proteção” do pentagrama: Volte-se para o lado norte e use a mão direita para fazer o seguinte ritual: Com a mão direita; feche a mão e solte somente o dedo indicador e o dedo maior, deixando-os unidos. Formará um revolver sem o gatilho! Ou o sinal de paz e amor com os dedos fechados!

É o caso da Umbanda, que associa cada vértice dos triângulos a uma entidade umbandista. Segundo o escritor maçônico Nicola Aslan, a Estrela de Davi é a representação visual de uma classe de símbolos da maçonaria, relacionados com Deus, a criação e a perfeição.

Tatuagens de pentagrama também são valorizadas pela importância que o símbolo tem na astronomia e matemática. O desenho pode ser usado tanto para representar a lógica e precisão dos astros quanto ser o símbolo da perfeição na matemática.

Olorum

Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.

“Alguns exibem símbolos básicos como cruz, seta, estrela, machado, espadim e medalhas de santos populares”, escreve Lody, lembrando que os que trazem santos católicos, normalmente, pertencem aos adeptos da umbanda.

Mo júbà, gbogbo!

Oxalá está associado a criação do mundo, seus símbolos são uma idá (espada), um pilão de metal branco e um escudo.

A Estrela de Belém, também chamada de Estrela de Natal e Estrela-Guia, revelou o nascimento de Jesus aos Reis Magos e, posteriormente, guiou-os até Belém, segundo a tradição cristã.

Canopus

Ela é a segunda mais brilhante do céu noturno, mas chama a atenção tanto quanto a campeã, Sírius. Porém, enquanto Sírius é uma das estrelas mais próximas, a menos de 9 anos-luz, Canopus está a quase 315 anos-luz. E ainda assim brilha como poucas.