O que significa o peixe estar no fundo do aquário?

Perguntado por: ixavier . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Algumas espécies passam a vida no fundo do aquário e podem ficar deitadas por dias, por ser este seu comportamento natural. Eles costumam transitar no fundo do aquário, mexendo no substrato e se alimentando de detritos.

Como saber se um peixe está se afogando? Os sinais de que o animal está sem oxigênio são: permanecer excessivamente na superfície, movimentar as brânquias rapidamente, letargia e nadar desorientadamente.

Separe o peixe doente.
Você pode encher o novo aquário com a mesma água do antigo. Porém, se a causa da doença for a água, é melhor utilizar uma diferente. Caso encha o tanque com água nova, coloque o saco plástico lá dentro por cerca de 20 minutos para que o peixe se acostume à nova temperatura.

Como saber pela aparência se o peixe está doente

  1. Perda de cor;
  2. Desgaste das barbatanas;
  3. Feridas pelo corpo;
  4. Inchaço;
  5. Olhos saltados,
  6. Ventre retraído.

Observe o olho inteiro. Os olhos fundos indicam que o peixe está morto ou à beira da morte. Veja se os olhos estão acinzentados, que é um sintoma clássico de morte para muitos peixes de aquário.

Em seu lugar, existe uma membrana que serve para proteger os olhos. Inclusive da luz. Portanto, para saber se um peixe está dormindo, basta observar o ritmo do seu nado. Se ele estiver se movimentando bem lentamente ou simplesmente parou de nadar.

Ameaças e barulhos. A escolha de um lugar apropriado para o aquário também é muito importante a fim de afastar o estresse. O local ideal para deixar o recipiente é sobre uma superfície firme em ambiente tranquilo, de preferência afastado de equipamentos barulhentos, como rádio e televisão.

Cuidados com um peixe doente
No entanto, um dos primeiros cuidados com o peixe doente é promover a higienização do aquário. É importante que o aquarista realize a troca da água com todos os cuidados necessários, sempre atento ao pH da água e evitando o uso de água tratada, caso o animal seja de água doce.

A análise necroscópica de um peixe morto em decorrência da falta de oxigênio, pode revelar a existência de hemorragias nas brânquias e no abdômen, dependendo do tempo de estresse sofrido pelo animal e da resistência que a espécie apresentar.

Quais são os sintomas de falta de oxigênio e como podemos reconhecê-los? A primeira resposta de um peixe que se encontra em água com reduzido oxigênio é aumentar a taxa de ventilação. Qualquer pessoa que conheça de perto seu peixe notará que os peixes mantém um ritmo natural de ventilação.

A forma mais eficaz de saber se os níveis de oxigênio estão ideais no aquário é a observação dos peixes, quando eles ficam mais tempo na superfície (geralmente com a boca bem aberta) e não é característica da espécie, é um forte indício de que falta oxigenação, porque na superfície os níveis de oxigenação são maiores, ...

Como saber se meu peixe está doente?

  1. inchaço;
  2. desgaste das barbatanas;
  3. feridas pelo corpo;
  4. falta de disposição para nadar;
  5. perda de cor.

Se você é iniciante neste hobby, a primeira coisa que deve saber é que nossos aquários não podem ficar sem energia por mais de 2 horas, pois a chance de ter algum problema com seus animais será grande pela falta de oxigênio.

Os peixes podem morrer por falta de oxigênio, mas isso seria mais adequadamente denominado sufocamento ou asfixia. Se a água em que um peixe está nadando se torna desprovida de oxigênio, ele pode se "afogar".

A pele deve estar úmida, tensa e bem aderida. Não pode ter escamas soltas – As escamas dos peixes frescos estão sempre bem firmes e resistentes, o que indicam que a pesca foi recente. Devem também estar translúcidas, ou parcialmente transparentes, e brilhantes.

QUESTÃO - Quando um peixe morre em um aquário, verifica-se que, imediatamente após a morte, ele permanece no fundo e, após algumas horas, com a decomposição, são produzidos gases dentro de seu corpo e o peixe vem à tona (flutua).

Depende da espécie
Algumas das espécies de peixes mais comuns de aquário, como o betta, molinésia, o paulistinha e o guppy, podem viver de três a cinco anos, em média. No entanto, existem outras espécies que podem viver mais de 10 anos, como o barbus e o labeo.