O que significa o peixe como símbolo da Quaresma?

Perguntado por: imaciel . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Peixe. O peixe é um símbolo trazido dos apóstolos, que eram pescadores. É um símbolo de vida, usado pelos primeiros cristãos no acróstico IXTUS (peixe, em grego). As letras são as iniciais de “Iesus Xristos Theos Huios, Sopter” que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, o Salvador”.

O Peixe na Páscoa é uma das representações que simbolizam a vida e a fé das pessoas em Jesus Cristo. Alguns apóstolos de Cristo eram pescadores e os primeiros cristãos já incluíam o peixe entre os símbolos das suas crenças.

Do grego, a palavra peixe “Ichthys” é um ideograma da frase “Iesous Christos Theou Yios Soter”, que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.

Desde a Antiguidade, para muitos povos, a carne de vaca era símbolo de opulência. Por isso, consumi-la durante a Quaresma não fazia jus às práticas humildes que deveriam ser praticadas na Quaresma. Mas isso não responde porque liberaram o peixe e proibiram as carnes de frango e suína. É para evitar sexo e prazer!

Resumindo, a proteína permitida às sextas-feiras da Quaresma (e na Quarta-feira de Cinzas e Sexta-Feira da Paixão) é aquela que provém do mar, dos lagos e dos rios, com algumas exceções. Assim como Jesus deu a própria carne e sangue para cada pessoa, jejuar é uma forma de gratidão.

10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”. 11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”.

Alimentando os 5000
Este milagre também é conhecido como "milagre dos cinco pães e dois peixes", dado que João reporta que cinco pequenos pães de cevada e dois peixinhos, fornecidos por um garoto, foram utilizados por Jesus para alimentar a multidão.

A carpa é um símbolo de força, persistência, bravura e sucesso. Esse peixe consegue nadar e subir correntezas e cataratas sem a ajuda de ninguém. Em uma fábula chinesa, a valente carpa se transforma num dragão no final da escalada.

Na época das perseguições contra os cristãos, o peixe tornou-se o distintivo dos seguidores de Jesus Cristo. Isso pela associação da palavra “peixe”, “icthis”, em grego, com a fórmula da fé em Jesus Cristo.

“É uma data de respeito a Jesus, de agradecimento pelo sacrifício que ele teve ao ter passado por aquela experiência. Mas principalmente o ensinamento moral, sobre como devemos nos comportar frente às nossas provações”, afirma.

Esta é uma porta de trabalho e de atividade, situada na direção noroeste do templo, com vista para o mar e dela entravam e saíam os que vendiam os peixes apanhados no mar ou no lago de Tiberíades. Era um acesso para o mercado de peixe, onde se negociava e comercializava. O princípio da restauração do suprimento.

O peixe, inclusive, foi um símbolo adotado pelos primeiros cristãos. Isso porque a palavra Ichthys ou IXTUS, em grego, significa peixe e representa as iniciais de “Iesus Xristos Theos Huios Sopter” que significa “Jesus Cristo, filho de Deus e Salvador”. De maneira geral, peixe na Páscoa significa Vida.

O cristianismo herdou do judaísmo essa tradição cultural que não classifica peixe como carne. Peixes são animais pecilotérmicos, ou seja, de “sangue frio” (para ser mais preciso, seu sangue varia conforme a temperatura ambiente). Por sua vez, os animais de carne vermelha e as aves são homeotérmicos.

1. [ Zoologia ] Animal vertebrado que nasce e vive na água e que respira por guelras. 2. [ Culinária ] Carne desse animal, usada como alimento.

Isso acontece porque os peixes não possuem estrutura cerebral, nem terminações nervosas suficientes que permitam vivenciar sensações de dor. Ainda de acordo com o estudo, quando o animal se debate após ser fisgado, ele esta apenas reagindo de maneira inconsciente e não sofrendo.

- Quem comia carne às sextas, mas não tinha pleno conhecimento, não cometeu pecado mortal; - Aqui no Brasil, CNBB permitiu que, em todas as sextas-feiras do ano, os fiéis comutem a abstinência de carne por outras práticas penitenciais ou exercícios piedosos.