O que significa o parecer contrário da perícia médica?

Perguntado por: rjaques . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Um parecer contrário em uma perícia médica é um relatório emitido pelo perito médico que diverge das expectativas ou da opinião de quem solicitou a perícia.

A remarcação deve acontecer até as 12h do dia seguinte àquele em que houve o fato da indisponibilidade. A consulta da nova data deve estar disponível para o trabalhador a partir das 13h, no Meu INSS ou pela Central 135.

A perícia médica é um procedimento obrigatório realizado pelo médico habilitado do INSS. O seu objetivo é comprovar a existência de doença ou condição que incapacite o trabalhador a exercer sua função no trabalho, seja total ou parcialmente.

Exames que comprovem de fato a sua doença
Não faz sentido ter problemas de coluna e levar exames de vistas, por exemplo. Isso poderá confundir o perito, fazendo com que desconfie da sua incapacidade. Então, leve sempre documentos que estejam relacionados a doença que te incapacita.

Com uma impugnação de laudo que mostra os elementos favoráveis para reconhecer a incapacidade e um recurso bem feito é possível afastar o laudo pericial desfavorável.

Significado de indeferido
É dito que uma solicitação foi indeferida quando o pedido não foi aceito, independente do motivo. O termo pode ser usado por juízes, quando negam uma solicitação, impedindo que o requerente siga com o processo. Também pode ser usado em instituições, pedido de vistos, bancos e universidades.

Para recorrer ao indeferimento do seu pedido de auxílio-doença, você pode entrar com um Pedido de Reconsideração (PR) para conseguir uma nova perícia médica. Ele deve ser feito em até 30 dias após a perícia médica que foi negada.

Quando o INSS dá indeferido, quem paga? Quando o INSS “dá” indeferido, não existe um substituto para pagar a sua aposentadoria ou outro benefício, como auxílio doença, por exemplo. No caso do auxílio doença, a empresa paga, conforme a lei, apenas 15 dias de afastamento. Depois é responsabilidade do INSS.

É possível pedir prorrogação de um benefício previdenciário no máximo 3 vezes. Após isso, só é permitido pedir outro benefício previdenciário após 30 dias.

Desde 2018, a prorrogação do auxílio-doença pode ser solicitada apenas três vezes. Após isso, é possível pedir a prorrogação do benefício depois de 30 dias.

Não ter a incapacidade temporária para o trabalho é um dos principais motivos de negativa de benefícios pelo INSS. Em relação a essa negativa, muitos segurados reclamam dos peritos do INSS que, durante a perícia médica, não fazem exames, não conferem os documentos e muitas vezes sequer olham para eles.

Ele analisa a concessão do afastamento e emite parecer conclusivo quanto à existência da incapacidade para trabalhar e a necessidade de afastamento do trabalhador, assim, pode ocorrer deste médico discordar das conclusões dos outros.

Consulta online. O segurado pode saber o resultado da sua perícia do INSS pela internet, no site oficial da Previdência Social. A consulta pode se dar de duas formas. Ambas informam a situação do benefício e dados do exame feito pelo perito.

O trabalhador que realizar uma perícia médica pode consultar o resultado no mesmo dia, a partir das 21h através do telefone do INSS, 135, ou online pelo aplicativo ou site do Meu INSS.

Acesse o aplicativo ou site do Meu INSS; Informe o seu CPF e siga as orientações, caso não possua o cadastro, será preciso realizá-lo; Busque pela opção “Resultado do Benefício por Incapacidade”; Feito isso, será disponibilizado um arquivo para baixar, nele conterá a informação se o benefício foi concedido ou não.

Segundo o art. 479, o juiz pode desconsiderar um laudo pericial quando considerar que a mesma está incorreta ou fraudada, baseando-se em outros elementos e provas do processo.

Do ponto de vista da empresa que sofre uma ação trabalhista, por exemplo, um laudo pericial favorável significa uma conclusão que favorece a reclamada. Já o laudo desfavorável, implica na conclusão negativa do perito, favorecendo o reclamante e, por consequência, prejudicando a empresa.

Um laudo incompleto, com poucas informações e omisso, no qual a conclusão não tenha relação com a situação observada, pode ser impugnado ou até mesmo anulado pelo juiz, uma vez que ele se torna inútil para o julgamento da lide.

A recomendação é que você busque a ajuda de um advogado previdenciário especialista para verificar a sua situação. Desta forma, será verificado se, de fato, você tem direito ao benefício e quais foram os motivos que levaram ao indeferimento do seu pedido.

Primeiramente, o próprio cidadão pode iniciar a ação na Justiça. Porém fazer isso sem o auxílio de um profissional, pode gerar dores de cabeça indesejáveis. Neste caso, a pessoa deve procurar um advogado especialista em INSS, a fim de encaminhar o processo da melhor maneira possível.

O termo Deferimento é utilizado quando há indenização a ser paga para o segurado ou beneficiário da apólice. Os valores pagos são informados no documento “Demonstrativo de Cálculo”, enviado para o e-mail cadastrado no momento do aviso. O termo Indeferimento é utilizado quando não há indenização a ser paga.