O que significa o pão para Deus?

Perguntado por: upaiva . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

O simbolismo do sacramento da ceia do Senhor é algo muito belo de se contemplar. O pão e a água representam a carne e o sangue Dele, que é o Pão da Vida e a Água Viva, 12 lembrando-nos de modo comovente do preço que Ele pagou para nos redimir.

Jesus fez da partilha do pão e do vinho o sacramento central da comunidade de seus discípulos — a eucaristia. Ensinou que repartir o pão é partilhar Deus. Repartir o pão era um gesto tão característico de Jesus que isso permitiu aos discípulos de Emaús o reconhecerem (Lucas 24, 30-31).

A expressão “lança teu pão sobre as águas” significa que devemos ser generosos. Partilhar o que temos com outras pessoas pode parecer não dar fruto, mas mais tarde traz recompensa. Não sabemos o que nos vai acontecer no futuro, por isso é melhor investir nas pessoas do que guardar tudo para nós.

A Bíblia fala em pão ázimo, um tipo de pão assado sem fermento, feito somente com farinha e água. Na época, era comum que se misturassem o trigo moído com outros cereais, como aveia, cevada e centeio, o que houvesse disponível.

Significado de Pão
substantivo masculino Alimento feito de farinha amassada, geralmente fermentada, e cozida no forno. [Figurado] Meio de vida, sustento. Religião A hóstia: o pão da alma. Pão ázimo, pão sem fermento.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Isso quer dizer que o pão que pedimos é aquele de que temos necessidade para nossa subsistência presente. O significado da expressão de cada dia poderia ser expresso assim: “Dai-nos hoje (ou cada dia) o nosso pão até o dia seguinte”.

Tido como sagrado pelo cristianismo, o pão é um alimento para o corpo e para a alma e sua história é quase tão antiga quanto a da humanidade. A ligação do homem com esse produto remonta há oito mil anos, desde a descoberta do trigo e do domínio do fogo.

O termo "pão" origina-se do latim pane.

Pão e Vinho
O pão simboliza o corpo e o vinho simboliza o sangue de Cristo. Esses dois elementos aparecem na Última Ceia, momento em que Jesus e seus discípulos celebram a Páscoa judaica. A Última Ceia é lembrada na Quinta-Feira Santa, data em que se inicia o momento mais importante da Semana Santa: o Tríduo Pascal.

A reação de Jesus chama muito a atenção, pois ele se recusa a ajudar. Mesmo os apóstolos pedindo para atender - vinham clamando atrás Dele, Jesus não cedeu e ainda usou de uma metáfora, dizendo que não era lícito tirar o pão da boca dos filhos para dá-lo aos cães.

Quem fica observando o vento não plantará, e quem fica olhando para as nuvens não colherá. Assim como você não conhece o caminho do vento, nem como o corpo é formado no ventre de uma mulher, também não pode compreender as obras de Deus, o Criador de todas as coisas.

A primeira multiplicação dos pães e peixes é o único milagre de Jesus relatado nos quatro Evangelhos. O Senhor fê-lo pelos galileus da região (Mt 14:13-21; Mc 6:30-44; Lc 9:10-17 e Jo 6:1-15).

30Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles.

(Ez 4.9.) o pão de cevada era aprincipal alimentação das classes mais pobres, e vem logo depois do trigo nas produções da Palestina. A cevada era, também, muito empregada para alimento de cavalos, etc. (1 Rs 4.28).

Portanto, os substantivos derivados da palavra pão são: Padaria, Padeiro, Panificadora.

Na Bíblia a palavra “pão” aparece aproximadamente 350 vezes! se com pão de cevada. levedar (Gálatas 5.9).

Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, vem a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos deixei cair em tentação mas livrai-nos do mal.

O Pan, como são conhecidos na intimidade os Jogos Pan-Americanos que estão sendo disputados em Toronto, e o pandemônio em que se encontra a política brasileira compartilham o prefixo de origem grega pan-, que significa “todos, a totalidade”.

Exprime a noção de totalidade, universalidade (ex.: panmixia , pan-americanismo). Nota: É seguido de hífen quando o segundo elemento começa por vogal ou h (ex.: pan-americano, pan-helenismo) . Adquire a forma pam- quando o segundo elemento começa por b ou p (ex.: pambalcânico, pampsiquismo).

Em hebraico significa: Terra frutífera. Antigo nome da cidade de Belém. Em hebraico é Beit Lechem, também significa a Casa do Pão.