O que significa o olho grego para os evangélicos?

Perguntado por: efigueiroa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Os evangélicos acreditam que a inveja e mau olhado podem ser afastados com autoridade e poder de Deus. O olho grego seria só mais uma forma de combater as más energias.

Basicamente, nenhuma. Apesar dos dois termos serem usados em diferentes regiões, eles não tem uma diferenciação relacionada ao significado, mas sim à localização. É importante mencionar que, nos dias de hoje, o termo “olho grego” é muito mais conhecido que “olho turco”, porém, o amuleto tem origem turca.

O povo turco acredita que com o amuleto do mau-olhado você estará protegido e toda a energia ruim será direcionada para o amuleto e ele irá quebrar. Nenhuma energia ruim vai chegar até você, pois você está protegido com o amuleto de nazar boncuk.

Hamsa ou Hamsá é uma palavra de origem árabe e significa “cinco” na tradução literal para a língua portuguesa, em referência aos cinco dedos da mão humana. Para os adeptos do judaísmo e do islamismo, o Hamsá é considerado um amuleto contra o mau-olhado.

O “olho que tudo vê” tem referências egípcias, mas ganhou essa configuração no século 17. Ele representa o olho de Deus, que observa a humanidade: o triângulo simboliza a Santíssima Trindade e os raios a glória divina.

Acenda um incenso de mirra e passe o olho grego pela fumaça sete vezes, com cuidado para não se queimar. Quando o incenso acabar de queimar, sopre as cinzas ao vento. Coloque o amuleto em um vaso de plantas na porta de entrada da sua casa.

Conheça 4 amuletos de proteção para o dia a dia

  • 1 - Contra o mau olhado: olho grego. O colar olho grego está super em alta. ...
  • 2 - Para atrair sorte: trevo-de-quatro-folhas. ...
  • 3 - Para proteger: hamsá ou mão de fátima. ...
  • 4 - Para atrair e emanar boas vibrações: mandala.

O amuleto tem seus primeiros indícios históricos no Egito e na Síria, entre 5.000 a.C e 1.500 a.C. Mesmo lá atrás, o olho grego já era usado para a mesma finalidade que atualmente — proteger contra o mau-olhado. Porém, existiam coisas a mais. Uma delas era a compreensão que simbolizava o olhar de Deus.

Quando o olho grego se quebra, isso significa que ele absorveu muitas energias negativas. Segundo crenças de antigamente, isso significa que todo o olho gordo que quis chegar até você foi aspirado pelo amuleto. Com isso, é preciso descartá-lo e comprar um novo.

A tatuagem de olho grego é um amuleto poderoso para se gravar na pele, capaz de inspirar proteção e afastar o mau-olhado. Além de ser tendência, seu desenho no corpo expressa espiritualidade e limpa as energias negativas.

Quais energias o amuleto atrai? De acordo com a lenda que deu origem ao olho grego, ele significa “boa sorte”, visto que é responsável por afastar as energias negativas e qualquer inveja que possa estar rodeando uma pessoa ou um lugar.

Para se proteger do que acreditam ser o mau-olhado, as pessoas usam amuletos como: pulseiras com figas ou elefantes; sal grosso e cristais. Também são creditados poderes protetores a algumas plantas como: comigo-ninguém-pode, espada-de-são-jorge, arruda, alecrim e guiné.

Também conhecido como Mão de Fátima, esse amuleto é ligado à sabedoria, proteção e sorte. Com uma simbologia sagrada para o islamismo e judaísmo, a Mão de Hamsá tem algumas características próprias: a palma de uma mão bem aberta, composta por dedos dispostos de forma simétrica.

Aqui no Brasil, esse gesto significa um desejo de sorte. Também pode ser feito para si mesmo, ao contar uma mentira, como uma forma de “não ser punido” pela mentira.