O que significa o olho grego para os cristãos?

Perguntado por: drosa8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

O Olho Grego também pode simbolizar o olhar de Deus que ilumina e protege as pessoas e os ambientes, além de transmitir a paz.

Esse amuleto tem como objetivo afastar olhares invejosos e energias negativas. Normalmente feito de vidro e na cor azul, acredita-se que esta seria a cor do mau olhado. No catolicismo, tem-se a crença que simboliza o olhar de Deus.

Na língua Huichol, o Olho de Deus é conhecido como Si'kuli e significa “o poder de ver e compreender as coisas desconhecidas.

"Os olhos do Senhor" é uma expressão que aponta para a presença de Deus em todos os lugares. Todos os nossos atos e tudo o que ocorre na terra é do conhecimento de Deus.

Segundo a tradição hindu e os ensinamentos oriundos do yoga, o terceiro olho representa o centro da energia sutil da consciência e da espiritualidade e reforça o objetivo de transmitir paz de espírito para aqueles que aderem à prática.

A tatuagem de olho grego é um amuleto poderoso para se gravar na pele, capaz de inspirar proteção e afastar o mau-olhado. Além de ser tendência, seu desenho no corpo expressa espiritualidade e limpa as energias negativas.

A lenda do olho que chora: Algumas pessoas acreditam que, se o olho grego quebrar, isso significa que ele absorveu toda a inveja e o mal, e que deve ser substituído por um novo. Diz-se que, se um olho grego quebrado é encontrado com uma lágrima, isso significa que o amuleto funcionou e protegeu seu portador do mal.

Antes de mais nada, precisamos que você saiba que o olho grego também é conhecido por outros nomes. Em algumas culturas, pode ser chamado de Olho Turco, Olho de Deus ou Nazar. Esse talismã já foi identificado nas pesquisas arqueológicas feitas em vários lugares, como no Egito, onde se constatou sua origem há 1.500 a.C.

Para os adeptos do judaísmo e do islamismo, o Hamsá é considerado um amuleto contra o mau-olhado. O símbolo também é conhecido como “Mão de Deus”, “Chamsá”, “Mão de Fátima” ou “Mão de Hameshh”. A “Mão de Hamsá” é caracterizada por representar o desenho de uma mão direita, cujos dedos possuem a mesma proporção.

Também conhecido como Mão de Fátima, esse amuleto é ligado à sabedoria, proteção e sorte. Com uma simbologia sagrada para o islamismo e judaísmo, a Mão de Hamsá tem algumas características próprias: a palma de uma mão bem aberta, composta por dedos dispostos de forma simétrica.

Na hora de usar, dê preferência para o braço dominante, pois é com ele que você costuma pegar os objetos. E você, costuma usar o olho grego no sua dia a dia para espantar energias ruins?

Você não precisa necessariamente de jóias para fazer um amuleto ou talismã. Pegue um pequeno cristal ou uma pedra, coloque nela sua intenção e o leve no bolso ou na bolsa. Use qualquer coisa que seja pequena e signifique algo para você.

Acenda um incenso de mirra e passe o olho grego pela fumaça sete vezes, com cuidado para não se queimar. Quando o incenso acabar de queimar, sopre as cinzas ao vento. Coloque o amuleto em um vaso de plantas na porta de entrada da sua casa.

"Olho por olho, dente por dente" na Bíblia
Em Mateus 5:38-39, Jesus disse: "Vocês ouviram o que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, lhes digo: Não se vinguem dos que lhes fazem mal. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também."