O que significa o olho de Ísis?

Perguntado por: imoreira5 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 17 votos

O olho de Ísis, ou olho de hórus é o mais forte símbolo de proteção para os egípcios. Ele significa além do olho ou visão onipresente do universo, a descoberta da verdade em todas as coisas e também o olhar além das aparências.

Durante um duelo pouco depois da formação do universo, o deus Set arrancou o olho esquerdo de Hórus, o qual foi substituído por este amuleto. Como o amuleto não lhe dava plena visão, foi-lhe posta também uma serpente sobre sua cabeça.

Esse símbolo é representado por um olho humano, composto de pálpebras, íris e sobrancelha. As linhas abaixo figuram; as lágrimas, que por sua vez, simbolizam a dor na batalha em que o deus Hórus perde o seu olho.

Olho da Providência

E o Olho da Providência, também conhecido como "o olho que tudo vê", é um desses símbolos que desencadeiam múltiplas interpretações.

O terceiro olho, através destes chakras, funciona como uma ponte que nos mantém conectados ao plano espiritual, representando Deus dentro de cada um de nós e influenciando nossas expressões artísticas e intelectuais.

Grande deusa da fertilidade e da maternidade, Ísis foi particularmente cultuada no isolado e invulgar complexo de templos da ilha de Filas. A deusa da magia representava o ideal de mulher, esposa e mãe dedicadas, e o seu culto disseminou-se, partindo da Alexandria, até ao mundo helenístico.

Na mitologia grega, Iris é a deusa do arco-íris, conhecida como mensageira dos deuses do Olimpo. Ela foi muitas vezes representada como a serva, aia e mensageira pessoal da deusa Hera. 1793 – Museu de Arte Nelson-Atkins. Hera, irmã e esposa de Zeus, é a rainha dos deuses e patrona da fidelidade conjugal.

Ísis é uma divindade egípcia que tinha papel de destaque na religiosidade egípcia, assumindo um papel de protagonismo por volta do primeiro milênio a.C. Era esposa de Osíris, outro deus muito importante na religiosidade egípcia, e considerada a mãe de todos os faraós, sendo diretamente associada com o trono egípcio.

Conheça 5 animais sagrados do Egito

  • Gato. Certamente o gato é um dos animais sagrados mais conhecidos e mais adorados, afinal, ele aparece em muitas artes egípcias, e não é para menos! ...
  • Cachorro. ...
  • Falcão. ...
  • Porco. ...
  • Crocodilo.

Um dos amuletos mais importantes no Egito Antigo, o Olho de Hórus era usado como representação de força, vigor, segurança e saúde. Atualmente, o Olho de Hórus também é utilizado como símbolo contra a inveja e o mau-olhado, além de proteção.

Suas ações fizeram com que a maioria dos outros deuses se voltassem contra ele, mas Seti se considerava incólume e inatacável. Hórus, filho de Ísis e Osíris, conseguiu vingar o pai e matar Seti, que acabou demonizado como uma deidade maligna nos mitos egípcios.

O olho de Horus é uma representação carregada de simbologia que pode ser interessante para você saber caso esteja pensando em eternizá-lo em seu corpo. Vale lembrar que quase todo desenho tem um significado por trás, mas se você quer tatuar apenas por achá-lo bonito também não há problema nenhum.

O Olho de Horus, muita das vezes, é confundido com o Olho Grego. Afinal, possuem semelhanças até mesmo em significado. Entretanto, o Olho Grego, tem sua descoberta na cultura islâmica. De sua parte, também é um amuleto.

Qual o significado da tatuagem de olho grego? Em primeiro lugar, o olho grego é conhecido por espantar o mau-olhado e a inveja alheia. Ainda, este símbolo é associado à limpeza de energias ruins e à atração da sorte.

Meditação é uma das ferramentas mais efetivas para a ativação do terceiro olho. Ao se esforçar para pensar de modo mais consciente, você conseguirá atingir a clareza mental associada ao terceiro olho. O objetivo principal da meditação é fazer com que a mente se concentre em apenas um pensamento ou objeto.

O triângulo com um olho dentro, também conhecido como “olho da providência” é um símbolo religioso e representa o olho de deus observando a humanidade. Normalmente é representado como um olho dentro de um triângulo, cercado por raios de luz.

Mas abrir o terceiro olho é perigoso para quem não estiver disposto a lidar com a sensibilidade e a vulnerabilidade que são decorrentes dessa abertura. Quando ficamos mais sensíveis, sentimos o que é bom com mais intensidade, mas também o que nos machuca pode nos ferir ainda mais, por isso é preciso cautela.