O que significa o Olho de Hórus para os evangélicos?

Perguntado por: ipilar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Já nas religiões cristãs, é visto como um símbolo demoníaco por associar-se a um deus pagão. Nas tradições neopagãs, o símbolo favorece a evolução do terceiro olho, dons estes relacionados à clarividência e, da mesma maneira, simbolizando o “olho que vê”, ou seja, aquele que enxerga muito além das aparências.

O olho de Hórus, além da mitologia egípcia, foi usado pela maçonaria como “o olho que tudo vê”. É utilizado também nas notas de dólar como símbolo de prosperidade e associado aos Illuminati, sociedade secreta.

O Olho de Hórus, ou Udyat é um símbolo oriundo do Antigo Egito. Dentre seus muitos significados e usos, os mais comuns e genéricos são os de poder e proteção, além da relação com Hórus, o deus dos faraós. É um dos amuletos egípcios mais populares de todos os tempos.

Hórus era uma divindade presente na religiosidade egípcia e era visto como o deus dos céus. Era também considerado o mantenedor da ordem, o deus protetor da humanidade, o protetor da realeza e o patrono dos homens jovens. Além disso, os faraós egípcios consideravam a si mesmos como as encarnações desse deus.

O Olho de Hórus adquiriu também outro significado e é usado para evitar o mal e espantar inveja (mau olhado), mas continua com a idéia de trazer vigor e saúde. Olho Grego ou Olho Turco: Amuleto muito usado na Turquia, Grécia, Armênia e até Irã. Em turco, o olho é chamado de Nazar Bancugu.

religião islâmica

O olho grego existe há muito tempo e era utilizado em rituais da religião islâmica. O símbolo também é muito encontrado em países árabes, como Irã e Armênia. O olho grego também é conhecido como olho turco ou nazar, porque também é bastante popular na Turquia e é usado com o mesmo propósito que o olho grego.

Da cultura islâmica, o olho grego, também conhecido por olho turco, olho místico ou nazar bancugu (em árabe). É uma espécie de amuleto que, segundo a crença, existente na Grécia e Turquia até os dias de hoje; protege contra o mal, a inveja e pode absorver energias negativas das casas, escritórios.

Recomendamos que você dê preferência para colocar esse talismã nas janelas e portas da casa, principalmente na entrada principal. No Feng Shui, o olho grego é usado do lado de dentro da porta de entrada, podendo ser um pingente pendurado na maçaneta ou ilustrado em um quadro.

Na mitologia egípcia o deus Hórus é visto como o deus do céu, do sol nascente e mediador dos mundos. Filho dos deuses Ísis e Osíris, representa a luz, a realeza e o poder. Simbolizado por um homem com cabeça de falcão, o deus Hórus era encarregado de garantir o nascimento dos dias.

O “olho que tudo vê” tem referências egípcias, mas ganhou essa configuração no século 17. Ele representa o olho de Deus, que observa a humanidade: o triângulo simboliza a Santíssima Trindade e os raios a glória divina.

Falcão

Falcão. O deus Hórus, que perdeu e recuperou a visão por causa de Set, era representado por um falcão, considerado o criador da civilização e relacionado ao céu, à guerra e à caça, além de ser filho de Ísis e Osíris. Foi a partir desse deus que surgiu a lenda do olho, símbolo popular ao redor do mundo.

Em edições posteriores, o Olho da Providência foi incluído como um atributo da personificação da "Divina Providência, ou seja, a benevolência de Deus. Como o nome do símbolo e seu uso inicial sugerem, ele foi inventado como um sinal da vigilância compassiva de Deus sobre a humanidade.

O olho de Horus é uma representação carregada de simbologia que pode ser interessante para você saber caso esteja pensando em eternizá-lo em seu corpo. Vale lembrar que quase todo desenho tem um significado por trás, mas se você quer tatuar apenas por achá-lo bonito também não há problema nenhum.

Significado espiritual do olho esquerdo tremendo. Em Trinidad, Cuba e Egito, olho esquerdo tremendo é um sinal de que notícias ruins estão a caminho! Pode indicar, também, que alguém querido está fazendo algo escondido de você, ou até mesmo está passando por problemas.

O olho mágico de Hórus representa a Lua, que é aquilo que nos protege do mau-olhado. Recomenda-se que você use o amuleto em um colar ou anel, é essencial que você não deixe ninguém tocá-lo.

O Sinal de Hórus (O Entrante)
Comece com o corpo ereto e os pés juntos, cabeça em posição ereta com o olhar para a frente. Em seguida, estenda os braços para frente, com as palmas das mãos viradas para fora. Afaste, então, as mãos, como se abrisse uma cortina.

Filhos de Hórus é a designação dada a quatro deuses do Antigo Egito: Imseti, Hapi, Duamutefe e Quebesenuefe.

Se flutuar é bom sinal, caso contrário significa que se deve uma limpeza.

Para se proteger do que acreditam ser o mau-olhado, as pessoas usam amuletos como: pulseiras com figas ou elefantes; sal grosso e cristais. Também são creditados poderes protetores a algumas plantas como: comigo-ninguém-pode, espada-de-são-jorge, arruda, alecrim e guiné.