O que significa o Olho de Hórus na Bíblia?

Perguntado por: fpires8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

O que significa Olho de Hórus? Em suma, o Olho de Hórus significa o poder do Sol, que era a força representada pelo olho direito do deus Hórus, aquele que ele perdeu em batalha.

Poderes e habilidades
Hórus tem força e agilidade sobrehumanas. Também um deus da guerra, é exímio combatente armado e desarmado, e como um deus da caça, pode abater ou capturar qualquer animal (mortal ou divino).

Esse símbolo é representado por um olho humano, composto de pálpebras, íris e sobrancelha. As linhas abaixo figuram; as lágrimas, que por sua vez, simbolizam a dor na batalha em que o deus Hórus perde o seu olho.

Hórus era o deus dos céus, representado pelos egípcios como um falcão. Era o protetor da humanidade, da realeza e patrono dos homens jovens. Os deuses egípcios acreditavam que eram encarnações desse deus. Na mitologia egípcia, Hórus era filho de Osíris e Ísis.

O Olho de Hórus adquiriu também outro significado e é usado para evitar o mal e espantar inveja (mau olhado), mas continua com a idéia de trazer vigor e saúde. Olho Grego ou Olho Turco: Amuleto muito usado na Turquia, Grécia, Armênia e até Irã. Em turco, o olho é chamado de Nazar Bancugu.

O que significa olho grego para os evangélicos
Os evangélicos acreditam que a inveja e mau olhado podem ser afastados com autoridade e poder de Deus. O olho grego seria só mais uma forma de combater as más energias.

Em Mateus 5:38-39, Jesus disse: "Vocês ouviram o que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, lhes digo: Não se vinguem dos que lhes fazem mal. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também."

Da cultura islâmica, o olho grego, também conhecido por olho turco, olho místico ou nazar bancugu (em árabe). É uma espécie de amuleto que, segundo a crença, existente na Grécia e Turquia até os dias de hoje; protege contra o mal, a inveja e pode absorver energias negativas das casas, escritórios.

A lenda volta ao Egito, onde, em uma luta o deus Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus, que acabou sendo substituído por um amuleto, que deu origem então ao que hoje é conhecido como o Olho de Hórus. O olho direito de Hórus representa a informação concreta, que é controlada pelo lado esquerdo do cérebro.

Para que serve Olho de Horus
Sempre serviu como uma forma de amuleto. A utilidade ainda permanece. Embora, haja ao longo do tempo variações, é costumeiro o uso contra a inveja e o mau-olhado. Portanto, serve como um amuleto.

Seu olho esquerdo representava o Sol, enquanto o esquerdo representava a Lua. Portanto o Olho de Hórus nada mais é do que uma representação do olho direito do deus Hórus, aquele que representa o Sol.

Olho da Providência

E o Olho da Providência, também conhecido como "o olho que tudo vê", é um desses símbolos que desencadeiam múltiplas interpretações.

Falcão

Falcão. O deus Hórus, que perdeu e recuperou a visão por causa de Set, era representado por um falcão, considerado o criador da civilização e relacionado ao céu, à guerra e à caça, além de ser filho de Ísis e Osíris. Foi a partir desse deus que surgiu a lenda do olho, símbolo popular ao redor do mundo.

História. Segundo o mito egípcio, o olho esquerdo de Hórus simbolizava a lua e o direito, o sol. Durante um duelo pouco depois da formação do universo, o deus Set arrancou o olho esquerdo de Hórus, o qual foi substituído por este amuleto.

Filhos de Hórus é a designação dada a quatro deuses do Antigo Egito: Imseti, Hapi, Duamutefe e Quebesenuefe.

Hator. Esposa de Hórus e filha de Rá, é a guardiã das mulheres e dos amantes apaixonados. É representada com o corpo de mulher e orelhas ou cabeça de vaca.

Hórus era filho de Osíris e de Ísis. Tinha cabeça de falcão e os olhos representavam o Sol e a Lua.

Em edições posteriores, o Olho da Providência foi incluído como um atributo da personificação da "Divina Providência, ou seja, a benevolência de Deus. Como o nome do símbolo e seu uso inicial sugerem, ele foi inventado como um sinal da vigilância compassiva de Deus sobre a humanidade.