O que significa o óleo de mirra?

Perguntado por: asoares . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

O óleo essencial de Mirra é derivado da resina de uma pequena e espinhosa árvore e tem sido utilizado por vários séculos como perfume e incenso e também por outros benefícios. Ela era empregada em embalsamamentos e cerimônias religiosas, além de possuir poderosas propriedades purificantes.

O uso religioso da mirra também está presente em rituais de Umbanda e em missas, visto que a planta representa o amor e a força. Uma ilustração da segunda dessas qualidades está na forma como a mirra deve ser extraída do solo: com golpes brutais na casca da árvore.

Benefícios da Essência de Mirra
A Essência de Mirra atrai prosperidade e abundância, conceitos que vão muito além da nossa vida financeira, alcançando esferas energéticas que nos auxiliam a melhorar o astral, limpar as energias negativas e estimular a criatividade.

Mirra: composto usado no embalsamamento, fazia referência ao sacrifício de Cristo e a sua ressurreição. Ouro: representava a realeza de Jesus Cristo, ressaltando o fato que ele era o rei dos judeus. Incenso: usado nos templos, era um presente exclusivo aos sacerdotes, reforçando, assim, a divindade de Cristo.

Significado de Mirra
substantivo feminino Goma-resina de cheiro agradável usada na fabricação de perfume e incenso. É extraída do tronco de árvores e arbustos do gênero Commiphora, que crescem no leste da África e no sul da Arábia.

O aroma da mirra: o cheiro é quente, apimentado e amargo, com notas esfumaçadas e almiscaradas.

A planta é usada desde o Antigo Egito com diversas finalidades, principalmente devido à presença de propriedades medicinais em sua composição. A mirra serve para fortalecer as gengivas, rejuvenescer pele envelhecida ou enrugada e tratar acne, aftas, úlceras e alergias de pele.

Era utilizado para ungir os pés dos hóspedes, simbolizando a alegria pela chegada daquele hóspede, e desejando-lhe boas vindas (Jo 11.2; Dn 10.2-3; Rt 3.3). Óleos curativos: Usavam-se os óleos com poder curativos para amolecer feridas e purificá-las (Is 1.6, Lc 10.34).

Como usar a mirra
Assim, quando em forma de tintura, a mirra pode ser usada para fazer bochecho ou gargarejo, enquanto que o óleo essencial pode ser usado para fazer inalação ou ser acrescentado em cremes hidratantes, por exemplo.

Como usar o óleo de mirra
Você pode aplicá-lo na pele, usar em compressas ou fazer inalação com o auxílio de um destilador de óleos essenciais. É possível ingerir o óleo de mirra na sua forma in natura, ou seja, sem que tenha passado por processamentos. Ele vai bem em saladas ou em pratos frios.

O óleo de mirra pode ser inalado, aplicado topicamente ou usado para higiene bucal. Não deve ser engolido. Devido ao risco de irritação da pele, é melhor diluir o óleo essencial de mirra em um óleo carreador, como óleo de jojoba, óleo de amêndoas, óleo de semente de uva ou óleo de coco.

O Óleo de Mirra repair possui exclusiva fórmula pro repair, que torna os cabelos profundamente emolientes, com intensa recuperação dos fios ressecados. Além de ser usado em diversos processos como potencializador de tratamentos, torna os fios mais resistentes e saudáveis.

Informações básicas da planta Mirra
Mirra-arábica, incenso, mirrhenstrauch, myrrhe e myrrh.

A murta é um arbusto que nasce no deserto, e as suas folhas exalam uma fragrância agradável quando são trituradas. Esses arbustos eram usados pelo povo judaico para cobrirem as tendas durante a Festa dos Tabernáculos, ou Sucot.

Baltazar

A mirra, oferecida por Baltazar, representa os aspectos humanos de Jesus. A mirra era usada como um medicamento.

Gregos e romanos a utilizaram como remédio em feridas e infecções, o que já dá uma pista de seu valor terapêutico. Cristo teria ainda tido outro contato com a substância, mencionado pela Bíblia. Vinho misturado com mirra foi oferecido a ele antes da crucificação.

A mirra é a essência feminina do Cosmos, ela representa a manifestação da alma pura, da compreensão plena. É a essência utilizada como desatadora de nós, que induz à purificação e proteção. Podemos usufruir de todo o poder da mirra atualmente através de óleos e incensos com essa fragrância.

O 7 Unção é uma mistura dos óleos bíblicos: Mirra, Nardo, Bálsamo, Alóes, Rosa, Acácia e Canela. Significa o derramar do Espírito Santo em nossas vidas e o agir de Deus a nosso favor, através da comunhão, da oração e da obediência.

Como fazer o óleo de mirra? O óleo de mirra é extraído da árvore mirra, como citamos anteriormente. Ele é retirado da árvore por um processo de destilação com o uso de vapores de água. Muitas pessoas costumam fazer óleos essenciais em casa, fazendo infusões de ervas com óleos vegetais ou óleos de boa qualidade.

Incenso. Uso prático: Além de seu considerável valor monetário, o incenso era usado para exalar odores agradáveis e perfumados. Significado simbólico: O incenso provém de uma resina vegetal doce e era usado em ordenanças do sacerdócio, em ofertas de alimentos (ver Levítico 2:1) e em óleo para ungir sacerdotes.