O que significa o nome urutau?

Perguntado por: iamorim . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

O urutau é uma ave da ordem Nyctibiiformes da família Nyctibiidae. Conhecido também como mãe-da-lua, urutau-comum, urutágua, urutágo, Kúa-kúa e Uruvati (nomes indígenas - Mato Grosso). O nome urutau é tupi e significa “ave fantasma”.

A lenda peruana conta que um bebê foi abandonado por sua mãe na floresta para evitar que morresse por uma peste que já havia dizimado todo o povo. Ele então se transformou em uma ave, que todas as noites lamenta por sua mãe. Há muita superstição em torno dessa ave.

Encontrar um urutau é um sinal de sorte, especialmente agora que pesquisadores descobriram que essa é uma ave migratória.

Insetívora e de hábito noturno, a Urutau é chamada por muitos de mãe da lua, pelo seu canto comprido e que se assemelha ao choro de criança. O nome urutau é tupi e significa “ave fantasma”, que possui uma das vocalizações mais impressionantes da fauna brasileira.

Você sabia que existem cinco espécies diferentes de urutau? Conhecidas como aves-fantasma, os urutaus têm características curiosas e comportamentos misteriosos!

Reza a lenda que um bebê foi abandonado por sua mãe na floresta para evitar que morresse por uma peste que já havia dizimado seu povo. Ele então se transformou em uma ave, que todas as noites lamentava por sua mãe.

Segundo o ditado popular, no instante em que a coruja emite o seu grito, é sinal de que alguém vai morrer. Especialista em aves de rapina explica que a presença da coruja é benéfica para o equilíbrio de roedores.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em aves de mau agouro, animais que trazem más notícias, como o presságio morte, por exemplo. A lenda da rasga mortalha (nome científico Tyto Furcata) é a personificação dessas aves. "Coruja da morte" e "suindara" são outros nomes populares para a coruja.

Acauã: a ave do mau agouro
Ao contrário disso, a espécie é conhecida como uma ave que dá azar. Seu canto já foi interpretado como “Deus quer um” e, com isso, acredita-se que quando canta, ela anuncia a morte de quem a escuta (versão do Espírito Santo) ou a morte de um desconhecido (versão de Minas Gerais).

Dessa maneira, ao desejar criar um urutau é essencial ter autorização para criar e, quem sabe, até comercializar esta ave. Ao criar esta espécie em cativeiro é preciso promover um espaço saudável, limpo e higienizado diariamente.

Ave noturna e misteriosa, dona de canto melancólico e fúnebre. Estamos falando do uratau, também conhecido como uruvati, cacuí e mãe-lua. Devido aos hábitos noturnos e a incrível habilidade de se camuflar em troncos de árvores, a espécie ficou conhecida como ave fantasma das florestas brasileiras.

Normalmente coloca um único ovo diretamente na forquilha de algum galho ou tronco. Incubando-o por cerca de 33 dias. Quando o filhote nasce, permanece no ninho em torno de 7 dias, e imediatamente aprendi que precisa ficar imóvel para não ser descoberto.

Ao contrário de muitas aves, o urutau não constrói ninho. Sua reprodução se dá numa cavidade natural na ponta de um tronco ou galho quebrado de uma árvore a poucos metros do solo.

A ave ocorre em todo o Brasil e tem o hábito de cantar a noite. Considerada a maior espécie da família, a mãe-da-lua-gigante (Nyctibius grandis) chega a medir 57 centímetros de comprimento e um metro de envergadura.

Como já adiantamos, há pássaros que cantam à noite, mas por que fazem isso? É muito simples: pelas mesmas razões que as aves que cantam durante o dia, ou seja, para acasalar e/ou proteger seu território.

As tonalidades das penas são importantes para a ave se camuflar. As fendas na pálpebra superior permitem à ave enxergar mesmo com os olhos fechados. A forma como os urutaus se reproduzem também é curiosa, já que a ave equilibra o único ovo na ponta de galhos ocos e o incuba por aproximadamente 30 dias.

Simbolicamente, o corvo é relacionado com o mau agouro, a morte, o azar e com outros elementos obscuros e sombrios. No entanto, também pode simbolizar algumas características positivas, como a sabedoria, a astúcia e a fertilidade.

Foram mencionadas pelos informantes 30 espécies de aves bioindicadoras de chuva, as mais citadas foram anum-preto (Crotophaga ani), acauã (Herpetotheres cachinnans), sariema (Cariama cristata) e fura-barreiro (Nystalus maculatus).

Há quem diga que quando o bem-te-vi canta é sinal de que vai chover. Outras pessoas acreditam que quando um bem-te-vi se põe a cantarolar no quintal ou jardim de uma casa, a mulher moradora dali está grávida.

A ave tsuru simboliza saúde, fortuna, boa sorte e felicidade (além de ser considerada como ave-símbolo do Origami). A lenda do tsuru diz que quem fizer mil dobraduras desse pássaro, com o pensamento voltado para aquilo que deseja alcançar, terá bons resultados. Costuma-se dizer que esta ave é o símbolo da longevidade.