O que significa o nome sushi?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

Etimologicamente, a palavra sushi vem do japonês arcaico e significa literalmente "é azedo", isto porque a receita é feita a partir de uma técnica oriental milenar de conservação de peixes em arroz avinagrado e fermentado.

A introdução do vinagre no preparo do arroz para sushi ocorreu no século XVII, em Edo (atual Tóquio) pelo médico Matsumoto Yoshiichi. Isto diminuiu o tempo de preparo do sushi para 1 dia. Com a fartura de pescados e frutos do mar na baía de Tóquio, o peixe passou a ser consumido cru e fresco.

O sushi é um prato milenar e surgiu primeiro nos países do sudeste asiático, na região próxima da Malásia e Tailândia. E então foi para a China, por volta do ano 200 a.C. No Japão, as primeiras evidências dessa iguaria foram registradas no ano 700 d.C.

Uma das iguarias japonesas que tem conquistado mais apreciadores nos últimos anos é o temaki. A refeição rápida significa enrolado com a mão, sendo que “te” significa mão e “maki”, enrolado.

Nutricionalmente, o sushi pode ser vantajoso, desde que consumido com moderação, por ser: Rico em hidratos de carbono de absorção lenta; Ter um elevado teor de gordura insaturada e fonte de ácidos gordos ómega 3; Rico em iodo, ferro, potássio e fósforo e em vitaminas A e do complexo B.

A forma mais simples é um pequeno bloco de arroz de sushi com um leve toque de wasabi e peixe na parte de cima do arroz. Alguns dos peixes utilizados mais comuns são atum, salmão e polvo.

O Sushi é tradicionalmente comido com as mãos. É mais comum, pelo menos no Brasil, apreciar o sushi com Hashi (pauzinhos), mas se estiver em um restaurante onde haja aqueles paninhos quentes na mesa, fiquei tranquilo para comer com suas mãos.

6 pratos de sushi mais gostosos e originais e onde encontrá-los em Uberlândia

  • Hossomaki. Os tradicionais rolinhos finos, consistem em alga com uma camada de arroz avinagrado e um recheio que pode ser diversificado. ...
  • Uramaki. ...
  • Temaki. ...
  • Hot Roll. ...
  • Edomae chirashizushi e Gomokuzushi. ...
  • Wasabi, hashi, shoyu e tempurá

No Japão, o arroz para sushi é chamado de shari, sushi-meshi ou sumeshi. Utilizado para os bolinhos do niguiri sushi e todos os outros tipos de sushi, como o hossomaki, futomaki, temaki, tirashizushi, oshizushi, etc.

Os 8 principais tipos de sushi

  1. Nigiri. Conhecido no Brasil como "niguiri", o bolinho de arroz é amassado na mão e sua preparação leva wasabi, que nada mais é que um tempero com espessura pastosa e picante, muito utilizada na culinária oriental. ...
  2. Gunkan. ...
  3. Temaki. ...
  4. Hot roll. ...
  5. Joe. ...
  6. Hossomaki Tekkamaki. ...
  7. Uramaki. ...
  8. Hossomaki Kappamaki.

Os mais comumente utilizados são salmão, atum, robalo, pargo, peixe-galo e linguado. Também existem variedades de nigiri cujo arroz é coberto por frutos do mar como camarões, lulas, polvos e berbigões. Dependendo do tipo de cobertura, ela pode ou não ser presa ao bolinho de arroz com uma pequena tira de nori.

Não há dúvida de que o peixe usado para fazer a maioria dos sushis é uma excelente fonte de proteína magra. Igualmente, é fato que peixes gordurosos, como o salmão, são bons alimentos para o cérebro, graças aos seus altos níveis de ácidos graxos (ômega-3).

O sushi é conhecido pela sua forma cilíndrica, ou seja, um rolinho de arroz e com diversos recheios, por outro lado, o sashimi tem o formato em que o peixe é cortado, isto é, em tiras.

Sushi é um dos pratos mais tradicionais da culinária japonesa. Ele é (quase) sempre feito com arroz próprio para sushi e alga, enquanto os recheios e coberturas podem ser feitos com diferentes ingredientes, como peixes, frutas, legumes, cremes e temperos.

História do sushi - As suas origens remontam ao século IV a.C. no sudeste asiático. Utilizava-se então uma porção de arroz cozido para conservar o peixe salgado através da fermentação do arroz.

Os historiadores da culinária geralmente atribuem ao chef Manashita Ichiro e sua assistente, Mashita Ichiro, do restaurante Tokyo Kaikan em Los Angeles (localizado na esquina da 2ª com a San Pedro), a “invenção” do rolo da Califórnia na década de 1970.

De acordo com a história, nori é o nome dado à variedade de algas próprias para consumo. As folhas, que são conhecidas por serem finas e secas, são feitas a partir da desidratação de algas comestíveis e podem ser utilizadas inteiras, esfareladas ou cortadas em pequenas tiras. Tudo depende do prato e, claro, do chef.

Opções de pratos quentes japoneses sem peixe cru

  • Teppan. Este prato bastante típico da culinária japonesa é composto por tiras de carne e legumes preparados em uma chapa de ferro. ...
  • Guioza. O pastelzinho japonês pode ser consumido como uma entrada. ...
  • Temaki. ...
  • Yakissoba.

Calcular de 8 a 10 peças se for a única entrada. Calcular de 4 a 5 peças se outros pratos forem servidos. Quais tipos de sushi servir como entrada ? Os melhores são os hossomakis, por serem pequenos e possibilitarem o consumo em uma bocada.