O que significa o nome Shelby?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

O significado para Shelby é: "Quinta com salgueiro".

A verdade é que nunca existiu um Thomas Shelby na vida real, mas isso não quer dizer que o personagem surgiu do nada. Shelby é uma espécie de amálgama de vários criminosos, tendo seu nome sido inspirado por Thomas Gilber, que supostamente foi o líder dos Peaky Blinders.

Quem foi Thomas Shelby na vida real? Como mencionamos, o frio e calculista Thomas Shelby foi inspirado em Kevin Mooney, o líder dos Peaky Blinders da vida real. Mooney era filho de uma família cigana, serviu ao exército durante a Primeira Guerra Mundial, e foi muito bem sucedido na tarefa de enganar a polícia.

A resposta é não. Tommy Shelby fica vivo no final da 6. ª temporada de Peaky Blinders.

A família Shelby é cria da ficção, mas o grupo de criminosos de fato existiu — só não foi tão expressivo e forte como na série. Também provenientes de um cenário de miséria, os gângsteres agiram por volta dos anos 1890 – já a série se passa a partir de 1919.

A família Shelby é liderada por Tommy Shelby (Cillian Murphy), o protagonista da série britânica. De um lado temos os seus braços direitos, os irmãos Arthur Shelby (Paul Anderson) e John Shelby (Joe Cole). Do outro temos Polly Gray (Helen McCrory), que gere as finanças da família.

A sexta temporada de Peaky Blinders deu a Tommy a chance de vingar Polly, mas também o mostrou aparentemente perturbado ao perder sua filha e ser forçado a enfrentar seu próprio destino. A morte de Tommy estava garantida por causa de um tuberculoma inoperável, sobre o qual o Dr. Holford (Aneurin Barnard) o informou.

Muito do sucesso da produção se deve ao trabalho do ator Cillian Murphy como o protagonista Thomas Shelby, personagem que quase nunca é visto sem fumar – e, por isso, Murphy precisou fumar um número impressionante de cigarros no set de Peaky Blinders.

Murphy revelou que os criadores resolveram incorporar isso na série após perceber que ele fazia com frequência. “Isso acabou se tornando um tipo de mania, mas foi por necessidade, porque senão os cigarros grudariam no meu lábio e continuei fazendo isso e se tornou uma coisa do Tommy.

A gangue começou praticando pequenos furtos, motivada pelas dificuldades financeiras. Seus membros tinham entre 12 e 30 anos e cometiam principalmente delitos como controle de apostas das corridas de cavalo, furto, assalto, extorsão, invasão de propriedade e, em alguns casos, assassinato.

De acordo com informações de Cilliam Murphy, durante a primeira temporada ele chegou a fumar cerca de mil cigarros totalizando três mil entre a primeira e a segunda temporada (contou o Independent ). No entanto, todo eles eram livres de substâncias nocivas como a nicotina e também o tabaco.

Thomas Shelby não é visto comendo na série por causa de uma escolha criativa. De acordo com Cillian, isso não passou de uma escolha criativa para o personagem assim que eles perceberam o fenômeno.

A fidelidade de Lizzie é uma das mais impressionantes de toda série. Depois de ser humilhada, ela também é usada como isca por Tommy em mais de uma de suas estratégias, em uma delas sendo violentada por um oficial britânico. Ainda assim, o perdoa e se torna sua amante, depois que ele fica viúvo.

Tommy não se mata na última hora e descobre que o tuberculoma foi uma mentira forjada pelo seu médico, que na verdade, trabalhava para Mosley e os nazistas. Thomas o encontra, mas poupa sua vida, representando uma libertação do personagem. E assim acaba Peaky Blinders.

Romani Norte-Central - Romungro.

A série conta a história da família Shelby e sua gangue chamada Peaky Blinders, que comanda a cidade de Birmingham. O seu início acompanha Tommy Shelby, um ex-soldado de guerra e chefe dos Peaky Blinders, que está de volta a sua cidade natal para retomar os negócios ilegais da família.