O que significa o nome Saulo em hebraico?

Perguntado por: ipires . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Saulo é hebraico e Paulo é latino, Saulo no hebraico significa “desejado” e Paulo (do latim Paulus) significa “pequeno, menor”.

Paulo é Saulo
Acontece que “Saulo” — derivado do famoso primeiro rei de Israel, da tribo de Benjamim, à qual Saulo/Paulo pertencia (Fp 3.5) — é simplesmente o nome hebraico para essa pessoa. “Paulo” — um nome comum no koiné — é seu nome grego, derivado do sobrenome latino Paulus.

Ao receber a oração de Ananias Saulo retoma sua visão. Como que uma escama cai de seus olhos, sua visão da vida nunca mais será a mesma. Sua vida, valores encontraram outra forma de existir. De Saulo passa a ser chamado Paulo (13: 9) de perseguidor do povo de Deus passa a fazer parte deste povo.

Era judeu praticante, preocupado com a observância da Lei. Desde o nascimento foi cidadão romano (At 22,25-29), mas sempre se orgulhou de ser judeu e fariseu. Tinha dois nomes: Saulo, o nome judaico e Paulo o nome grego.

Muitas pessoas pensam que Saulo virou Paulo, mas isso é um erro. Deus não trocou o nome de Saulo para Paulo. É verdade que na Bíblia há registros de ocasiões em que Deus mudou o nome de uma pessoa, mas esse não foi o caso de Saulo.

Significa pequeno e indica uma pessoa com muita disposição e um otimismo contagiante.

Combatente dos vícios, foi um homem fiel a Deus. Paulo de Tarso foi estudar na escola de Gamaliel, em Jerusalém, para aprofundar-se no conhecimento da lei, buscando colocá-la em prática. Nessa época, conheceu o Cristianismo, que era tido como um seita na época.

Saul, you have to listen to me. Saulo, eu fiz a minha mente. Saul, I've made up my mind.

Gentios era a designação para os não cristãos, os pagãos. A palavra gentio deriva etimologicamente de "gens", que significa clã ou grupo familiar. Na tradução cristã da Bíblia a palavra gentio designa um não-hebreu.

Conversão ao Cristianismo. A caminho de Damasco, Saulo teve a visão de uma luz incandescente e ouviu a voz de Jesus que lhe indaga sobre as perseguições. No mesmo instante ficou cego e durante três dias entregou-se às orações.

Depois, Saulo ouviu a voz de Jesus perguntando por que ele estava perseguindo os santos. Saulo ficou com medo e perguntou a Jesus o que deveria fazer. O Salvador disse-lhe que deveria ir a Damasco, pois lá receberia instruções. Saulo abriu os olhos, mas não via nada.

Paulo ou Saulo nasceu provavelmente no ano 1 de nossa era e faleceu em 64, aos 63 anos, em Roma. Seus pais haviam emigrado da Palestina para Tarso.

Depois de ter evangelizado Filipos, onde foi preso, seguiu para Tessalonica e Bereia. Porém, os judeus obrigaram-no a ir para Atenas, onde fez a sua pregação aos judeus na sinagoga e aos gentios na ágora.

Paulo na bíblia
A palavra utilizada era “Paullus” e ele ganhou esse nome por se considerar pequeno diante de Deus.

As acusações a Paulo afetavam todas as dimensões de sua vida e ministério. O primeiro nível de acusação atacava a vida cotidiana do apóstolo. Ele era, para esse grupo, alguém que andava com pessoas mundanas (10.2). Por isso, ele era alguém que não era de Cristo (10.7), ou seja, não era salvo, não era convertido.

As pessoas batizadas com este nome normalmente recebem apelidos carinhosos de amigos e familiares como Paulinho, Paul ou Paulão.

Apóstolo nascido em Tarso, cidade principal da Cilícia, conhecido como o grande apóstolo dos gentios.