O que significa o nome peteca?

Perguntado por: rmuniz . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Peteca é o nome dado tanto a um esporte quanto ao artefato esportivo utilizado em sua prática, sendo ambos de origem indígena. O jogo de peteca guarda certas semelhanças com o voleibol e o badminton, pelo fato de jogar-se, como estes, em um campo dividido por uma rede.

Quando os portugueses chegaram no Brasil, viram os índios brincando com uma trouxinha de folhas cheia de pedras, amarrada a uma espiga de milho, que chamavam de Pe'teka, que em tupi significa bater.

1 seta, fisga, atiradeira, bodoque, estilingue, badoque, baladeira.

Não se sabe exatamente quando a peteca surgiu, mas sabe-se que desde antes do descobrimento do Brasil ela já era praticada pelos índios brasileiros; sendo, portanto, inventada no Brasil. Naquela época ela era utilizada pelos índios como atividade esportiva para ganho de aquecimento corporal durante o inverno.

é não conseguir cumprir uma tarefa ou missão; falhar; vacilar.

A Peteca é de uma base que concentra a maior parte de seu peso geralmente feito de borracha, e uma extensão mais leve, geralmente feita de penas naturais ou sintéticas, com o objetivo de dar equilíbrio ou orientar sua trajetória no ar quando arremessada.

Durante um jogo de peteca, existem duas regras importantes de jogo: Saque – se a peteca passar abaixo da rede, fora do campo ou tocar a rede, o saque passa para o lado adversário. Regra dos 30 segundos – a equipe sacadora tem 30 segundos para marcar ou a equipe adversária recebe o saque.

O objetivo principal do jogo é a marcação de pontos que, assim como no vôlei, consiste em fazer com que a peteca caia no chão do campo adversário. Preparar no pátio da escola ou quadra o espaço para o jogo de peteca.

A atividade tem a intenção de estimular a coordenação motora fina, que trata-se do movimento realizado com as mãos e os dedos.

[Etnologia] Aquele que nasceu na América (Norte, Sul e Centro) antes do seu processo de colonização por europeus: povos indígenas da Amazônia.

É um esporte praticado em várias regiões do Brasil, e tem como origem, o estado de Minas Gerais, proveniente dos índios que habitavam aquela região, que utilizavam tocos de madeira e palha amarrados em penas de aves, arremessando o artefato entre si como forma de diversão.

Peteca ou volante é a "bola" usada no Badminton. Existem dois tipos: as sintéticas (feitas em nylon) e as tradicionais feitas com penas de ganso.

Xavante

Conhecido entre os Xavante como tobdaé, essa é a brincadeira com a peteca, palavra de origem Tupi que significa “golpear com as mãos”. Feita com areia, penas, couro ou palha de milho, na brincadeira o desafio é tocar na peteca sem deixá-la cair no chão.

Art. 4º - Os jogos serão disputados em melhor de 3 (três) sets, cada set terá tempo limitado de 12 (doze) minutos cronometrados de peteca em jogo, ou 12 (doze) pontos com tomada de saque. A equipe que antes dos 12 (doze) minutos completar 12 (doze) pontos será considerada vencedora do set.

O jogador ou dupla pode dar somente um toque na peteca por vez em que ela está do seu lado da quadra; Tocar a peteca com duas mãos.

Dois anos mais tarde, em 1975, a prática do jogo da peteca foi reconhecida como esporte. No entanto, apenas em 17 de agosto de 1985 que foi oficializado, em Brasília. O primeiro campeonato brasileiro de peteca aconteceu em 1987.

O que a peteca falou para a galinha? Resposta: Tenho pena de você.

A única diferença entre a peteca e a indiaca é que em algumas regiões este elemento tem um dos dois nomes. No entanto, se tratam do mesmo objeto. O esporte da peteca é representante dos jogos da matriz indígena e é uma modalidade amplamente praticada em países como o Brasil, Argentina, México e Peru.