O que significa o nome Penina na Bíblia?

Perguntado por: omelo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Penina: Significa “pedra preciosa”, "pérola". Tem origem no hebraico Peninnah, que quer dizer “pedra preciosa”, "pérola". Devido a isso, simboliza preciosidade, pureza e feminilidade. É nome de um personagem bíblico mencionado no livro de I Samuel no Antigo Testamento.

Com Penina Elcana possuía filhos e filhas, “acredita-se” que são dez no total.

Ana: a história da Ana mais famosa da Bíblia pode ser encontrada no livro de Samuel. O significado de seu nome é “cheia da graça” ou “graciosa”.

nome feminino
[ Botânica ] Líquido fecundante do pólen.

Tem origem no hebraico Peninnah, que quer dizer “pedra preciosa”, "pérola". Devido a isso, simboliza preciosidade, pureza e feminilidade. É nome de um personagem bíblico mencionado no livro de I Samuel no Antigo Testamento.

1:4,5 para Penina ele dava uma porção. - mas para Ana Ele dava porção dobrada.

Assim não encontramos no texto bíblico, a quantia de tempo que Ana esperou para que Deus operasse nela sua obra e gerasse um filho: Samuel. A verdade é está se foi 2,4,8, 25 anos de espera não altera nada no escrito e a mensagem.

Neles encontra-se registrada a história de Ana, uma mulher que sofria muito por não ter filhos, uma vez que a outra esposa de seu marido os tinha. A esterilidade de Ana é revertida após ela orar a Deus, e prometer-lhe entregar o filho que viesse a ter ao serviço religioso.

Caso fosse definida em um linguajar grosseiro poderíamos dizer que Penina foi o nome de uma mulher “mal-amada”. Elcana e Ana foram pais de Samuel - o último dos juízes e o primeiro dos profetas da história de Israel e a história deles está contada na bíblia, datando de aproximadamente 1095 AC.

Elcana é casado com duas mulheres, Ana e Penina. Elcana ama Ana apesar de ela não lhe ter dado filhos. Eventualmente, Ana engravida e tem um filho a quem chama de Samuel.

1Samuel 1:6-7 NTLH
Penina, sua rival, provocava e humilhava Ana porque o SENHOR não permitia que ela tivesse filhos. Isso acontecia ano após ano. Sempre que iam ao santuário do SENHOR, Penina irritava tanto Ana, que ela ficava só chorando e não comia nada.

Bathsheba - significa "filha do juramento" ou "filha da promessa"

John é a versão inglesa do nome João. Por isso, seu significado também é “abençoado por Deus” e sua origem deriva da bíblia e do hebraico. Joshua quer dizer “Deus é a salvação”. Sua origem é americana, hebraica e bíblica.

Mateus - significa "presente de Deus"

1 aHouve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efraimita. 2 E este tinha duas mulheres: o nome de uma era aAna, e o nome da outra, Penina; e Penina tinha filhos, porém Ana bnão tinha filhos.

Significa aquele a quem Deus ouve e indica uma pessoa que age com determinação e justiça e só descansa quando atinge seus objetivos. A recompensa dessa atitude é ser bem-sucedido em praticamente todos os seus empreendimentos.

O texto deixa muito claro que foi o próprio Senhor quem fechou a madre de Ana, e quando Deus fecha algo é porque alguma lição espiritual deseja ensinar (ISm 1.5; Ap 3.7). Se Deus fechou é porque tinha um propósito a realizar, e Ana, a cada subida iria descortinar o grande projeto que o Senhor lhe havia destinado.

Samuel

Ana entrou na nossa língua pelo hebraico Hanna, que significa «graça», e, depois, pelo latim Anna.

Devido à grande fé que tinha, Ana foi abençoada com um filho, ao qual deu o nome de Samuel. Para cumprir a promessa feita ao Senhor, Ana levou Samuel para Eli a fim de que servisse ao Senhor. À medida que Samuel cresceu em graça perante o Senhor e o povo, Eli e sua família foram repreendidos por não honrarem a Deus.

3Todos os anos Elcana subia da sua cidade para adorar e oferecer sacrifícios ao SENHOR dos Exércitos, em Siló, onde os dois filhos de Eli: Hofni e Finéias, serviam como sacerdotes do SENHOR.