O que significa o nome pátrio?

Perguntado por: lcardoso . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Relativo à pátria (ex.: nomes pátrios; solo pátrio). Origem etimológica:latim patrius, -a, -um.

Adjetivos pátrios, também chamados de gentílicos, são os adjetivos que se referem a países, regiões, estados, cidades e outras localidades. Por exemplo: quem nasce no Amapá é amapaense (adjetivo pátrio).

Adjetivos pátrios são adjetivos que designam as pessoas com base na sua nacionalidade e lugar de origem, ou seja, país, região, estado, município, cidade,... em que nascem e vivem. Quem nasce em Minas Gerais é mineiro. Quem nasce em Salvador é soteropolitano. Os adjetivos pátrios são também chamados de gentílicos.

Os adjetivos pátrios estão entre os vários tipos de adjetivos da língua portuguesa. Eles são empregados para caracterizar pessoas ou coisas de acordo com as suas origens, levando em consideração países, continentes, cidades, regiões, entre outros.

Estados

  • Região Centro-Oeste. Distrito Federal Goiás Mato Grosso Mato Grosso do Sul.
  • Região Nordeste. Alagoas Bahia Ceará Maranhão Paraíba Pernambuco Piauí Rio Grande do Norte Sergipe.
  • Região Norte. Acre Amapá Amazonas Pará Rondônia Roraima Tocantis.
  • Região Sudeste. Espírito Santo Minas Gerais Rio de Janeiro São Paulo.

Paulista indica a pessoa que nasceu no estado de São Paulo. Paulistano indica a pessoa que nasceu na cidade de São Paulo.

nativo | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

População total: 2.686.612 habitantes. Densidade demográfica: 7.786,44 habitantes/quilômetro quadrado. Gentílico: fortalezense.

sul-americano (adjetivo) -

Quem nasce em Brasília (Distrito Federal - DF) é brasiliense. Quem nasce em Vitória (Espírito Santo - ES) é capixaba. Quem nasce em Goiânia (Goiás - GO) é goianiense. Quem nasce em São Luís (Maranhão - MA) são-luisense.

Curitibanos, belenenses, florianopolitano, piauiense, aracajuano e palmense.

centro-oestino - Wikcionário.

Pitaluga também foi o responsável pela alteração de nome do povoado para Rondonópolis, em 1918 - uma homenagem a Rondon que passa, então, a ser considerado o patrono do lugar. Em 1920, Rondonópolis transforma-se em distrito de Santo Antônio do Leverger e em comarca de Cuiabá.

Identidade Cultural Tocantinense
A identidade cultural “tocantinense” foi criada com a emancipação do Estado do Tocantins em 05 de outubro de 1988, data em que foi promulgada a lei que constituiu o território, antes conhecido como norte goiano, em mais um estado da federação brasileira.

Os adjetivos podem ser simples, compostos, primitivos, derivados, pátrios, restritivo, explicativo, uniformes ou biformes.

O que é um adjetivo:
Homem bom (qualidade) Menino traquina (defeito) Moça feliz (estado) Família rica (condição)

Pedro Álvares Cabral

A Bahia é o mais antigo estado brasileiro e, hoje, o mais populoso da região Nordeste. A colonização na região começou quando o navegador português Pedro Álvares Cabral aportou na Baía Cabrália, em 22 de abril de 1500.

A população baiana surgiu da mistura de três grupos humanos: o índio que já habitava o território milhares de anos antes da chegada dos Portugueses, o africano que foi trazido contra vontade da África e os Portugueses que vieram para colonizar e explorar as novas terras.