O que significa o nome nacionalidade?

Perguntado por: imarinho . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

A nacionalidade se refere ao país onde uma pessoa nasceu. É a nação de origem de uma determinada pessoa ou coisa. Por exemplo, uma pessoa nascida no Brasil possui a nacionalidade brasileira, enquanto quem nasce em Portugal possui nacionalidade portuguesa.

A nacionalidade é um vínculo jurídico existente entre uma pessoa e um Estado e é um direito de todas e todos.

A nacionalidade representa o país (nação) no qual uma pessoa nasceu ou adquiriu o direito de cidadania. Já a naturalidade está ligada diretamente com a cidade e o estado no qual a pessoa nasceu.

No caso da nacionalidade, o uso do masculino ou feminino depende do gênero do cidadão. Por exemplo, uma mulher é de nacionalidade brasileira, enquanto o homem é brasileiro. Já no caso da naturalidade, deve-se colocar o nome da cidade e Estado onde o cidadão nasceu.

Ou seja, quando é um homem, “Nacionalidade: brasileiro”; quando é uma mulher, “Nacionalidade: brasileira”.

A naturalidade refere-se à cidade e o estado no qual a pessoa nasceu. Exemplos de preenchimento em documentos: Nome: Luiz Gonzaga Pinto da Gama; Nacionalidade: Brasileiro; Naturalidade: Salvador ... No direito, porém, “nacionalidade” é a relação de uma pessoa com o estado, e não está necessariamente ligada à nação.

Na hora de preencher um currículo ou formulário, e perguntarem qual a nacionalidade, basta informar o país (nação) em que você nasceu. Lembre-se de que, independentemente do seu gênero (masculino ou feminino), a nacionalidade é sempre brasileira, no feminino, ok?

Sites específicos para busca de imigrantes
Por meio da pesquisa do nome do seu ascendente e da data de nascimento do mesmo, é possível encontrar as informações necessárias para saber se ele é/era ou não português. Os principais sites são: Family Search, ForeBears e o site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

Em se tratando do preenchimento da nacionalidade de uma pessoa em formulários, fichas de inscrição, documentos de identificação,… as duas opções estão corretas: um homem será brasileiro e uma mulher será brasileira, tal como no estado civil um homem será solteiro e uma mulher será solteira.

Certidão de nascimento brasileira. Certidão de casamento brasileira que conste a nacionalidade. Certificado de naturalização.

Para saber o órgão expedidor/emissor do RG, basta verificar no documento de identificação (do lado de onde está a foto) qual é a sigla que acompanha o Estado (UF). Identificação do órgão expedidor em uma Carteira de Identidade (RG).

Resposta: O vocábulo brasileiro é um adjetivo e, como tal, concorda com o substantivo a que se refere. Na pergunta em questão não é o homem o substantivo qualificado pelo adjetivo brasileiro, e sim o substantivo nacionalidade, por isso o adequado é dizer nacionalidade brasileira.

Introdução. A Constituição Federal de 1988 estabelece que são brasileiros natos: a) os nascidos no Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país; b) os nascidos no exterior, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço do Brasil; e.

nascidos em país estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir no Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.

Naturalidade significa local de origem. Refere-se ao país, cidade, estado ou região original de algo. O termo costuma aparecer em um contexto de lugar de nascimento de uma pessoa. Por exemplo: 'minha naturalidade é brasileira' ou 'sou natural de Salvador'.