O que significa o nome José na Bíblia?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

O nome procede do verbo hebraico yasaph, “adicionar”, daí Yoseph (Yosephyâh), “que Ele (Deus) adicione filhos” ou “conceda filhos”. José foi o décimo primeiro filho de Jacó e o primeiro com Raquel. Segundo a Bíblia, ele seria vendido aos egípcios por seus irmãos, filhos de outras mulheres de Jacó.

É nome de pelo menos três personagens bíblicos. O primeiro deles é mencionado no Antigo Testamento como o décimo primeiro filho de Jacó e Raquel, o qual mais tarde ficou conhecido como José do Egito. Os outros dois personagens com o mesmo nome são citados no Novo Testamento.

José é um personagem emblemático da bíblia e hoje vamos aprender 4 aprendizados que podemos tirar da vida dele. Ele foi o décimo primeiro filho de jacó, e o seu favorito, sendo também o filho mais velho de Raquel, que permaneceu infertil por anos, mas era a esposa mais amada de seu pai.

Derivado feminino de José, que eventualmente ganhou uma forma masculina. Cf. JOSÉ, JOSEFA, JOSEFINA.

A análise do caráter de José demonstra que ele possuía algumas características que podem servir de exemplo aos cristãos de hoje, como responsabilidade, trabalho diligente, ética pessoal e profissional, respeito e obediência aos pais e a Deus, integridade e moral elevada.

Emanuel: do hebraico, significa “Deus está conosco” e é uma das formas como Jesus Cristo é chamado no Antigo Testamento, no livro de Isaías, ao tratar das profecias que falavam de sua vinda.

Número do Destino 4
Portanto, a pessoa que ele descreve é organizada, sistemática e eficiente no que quer que faça.

O propósito de Deus na vida de José era usá-lo para preservar a sucessão do povo de escolhido e assim cumprir a promessa feita a Abraão. Além disso, Deus queria mostrar sua soberania e que está no controle de tudo.

Motivos que tornaram José o favorito de Jacó em "Gênesis"
José sempre teve um significado especial para Jacó pelo fato de que foi o primeiro filho com a mulher que o pastor verdadeiramente amava, Raquel (Giselle Tigre), sendo muito esperado desde a notícia, mas não é só isso que o torna o favorito.

Dentro da providência divina, o jovem José é levado para as proximidades do poder. Na casa de Potifar é promovido a mordomo. José tornou-se o administrar-mor da casa de Potifar. Tudo quando ele colocava as mãos, Deus fazia prosperar.

O nome de José foi mudado para Zafenate-Paneia
Outros, por sua vez, defendem que o provável significado do nome egípcio é “aquele que alimenta a terra dos vivos”. José tinha 30 anos de idade quando passou por essa transformação de vida.

JOSÉ: Zeca, Zé e Zezé são apelidos bem famosos para José.

Deus escolhe José
Em um sonho, Deus havia anunciado a Abraão o cativeiro egípcio em primeiro lugar (15:13); em um sonho, Deus prometeu proteção e prosperidade a Jacó no tempo que passou com Labão (28:12, 15); e por dois sonhos Deus predisse que José governaria sua família.

46José tinha trinta anos quando se apresentou diante do Faraó, rei do Egito, e José deixou a presença do Faraó e percorreu toda a terra do Egito.

O Leão de Judá. - José esperou 22 anos para ver se cumprir... | Facebook.

Por ser filho da mulher que amava e por quem trabalhara por 14 anos, Jacó amava muito a José e esse amor fortaleceu o seu caráter.

José {nome próprio}
Joseph {n.p.}

José segura na mão da amada, enquanto os dois observam o filho. “Vai se chamar Manassés...

Je m'appelle Jose, je vends des oranges. Seus nomes eram José Serra e Rudesind Salvado. Leurs noms ont été Joseph Serra et Rudesind Salvado.

Com São José aprendemos, sobretudo, a equilibrar doçura e firmeza, a sermos consolo nos momentos de dor, a perdoar quando necessário, a ter paciência quando não há o que ser feito e, acima de tudo, a educar pelo amor.

De fato, José educou Jesus, em primeiro lugar, com o exemplo: o exemplo de um homem justo que sempre se deixava guiar pela fé. “Seria um grave erro pensar que um pai e uma mãe não podem fazer nada para educar os filhos a crescerem na graça de Deus. José o fez de modo realmente único, insuperável”.