O que significa o nome Israel na Bíblia?

Perguntado por: mbelchior6 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Israel tem origem no hebraico Yisrael. Seu significado, 'ele luta com Deus', resulta da junção dos elementos sara, que significa 'ele luta', e El, que quer dizer 'Deus'. Na bíblia sagrada cristã, o nome Israel é mencionado no Antigo Testamento como o homem que lutou com um anjo do Senhor e o venceu.

As Tribos de Israel são clãs de ascendência hebraica que teriam se originado na família de Jacó, um dos principais patriarcas judeus segundo a Bíblia Cristã. Foram doze tribos de Israel, chamadas com os nomes dos filhos de Jacó: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom e Benjamim.

Yeshua é um termo de raiz hebraica que significa “salvar” ou "salvação". É considerado por alguns estudiosos como o nome original de Jesus Cristo escrito em hebraico.

4 Onde sobem as tribos, as tribos do Senhor, como testemunho para Israel, para darem graças ao nome do Senhor. 5 Pois ali estão os tronos do juízo, os tronos da casa de Davi. 6 Orai pela apaz de Jerusalém; bprosperarão aqueles que te amam. 7 Haja paz dentro de teus muros; e prosperidade, dentro dos teus palácios.

Seu arbítrio foi testado. Por meio dessa luta, Jacó revelou o que era mais importante para ele. Ele mostrou que estava disposto a permitir que Deus prevalecesse em sua vida. Em resposta, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa 'permita que Deus prevaleça'.

Hoje, os judeus compreendem cerca de 75,4% da população do país, enquanto os cidadãos não judeus, a maioria árabes (20,5%), somam cerca de 24,6%. Cerca de 92% dos habitantes de Israel vivem em cerca de 200 centros urbanos, alguns dos quais localizados em locais históricos antigos.

Destaque-se que Jacó passa a ser chamado de Israel após sua luta com o anjo e, a partir de então, seus descendentes serão conhecidos como “filhos de Israel” (bnei Israel) dando origem ao “povo de Israel” (am Israel).

Como esta tribo foi dominante no retorno do povo das doze tribos de Israel à terra prometida, todos eles ficaram conhecidos como judeus. Vimos, portanto, que hebreu se origina de Éber; que Israelita, de Jacó; e judeu, da tribo de Judá.

Logo, quando Jacó teve um encontro com Deus, seu nome foi mudado para Israel. De Israel vieram portanto 12 descendentes. Desses 12 descendentes nasceram as 12 tribos de Israel. Por isso, o nome israelita.

O Judaísmo é uma religião monoteísta que surgiu com os Israelitas no Mediterrâneo Oriental (Levante do Sul) dentro do contexto das civilizações ribeirinhas da Mesopotâmia.

O País do Oriente Médio carrega consigo uma cultura milenar, mas você sabia que a definição do nome “Estado de Israel” só ocorreu dois dias antes da Declaração de Independência? Pois foi isso mesmo que aconteceu. A primeira sugestão dada foi Judá (Iehudá, em hebraico).

Quando Deus feriu a coxa de Jacó, Ele não queria que Israel saísse com a perna do Jacó carnal. Deus não quer que o seu Israel espiritual ande na perna da carne, na segurança da reputação, do nome, financeira. Aquela perna tinha proporcionado que ele fugisse de Esaú por 20 anos.

Emanuel: do hebraico, significa “Deus está conosco” e é uma das formas como Jesus Cristo é chamado no Antigo Testamento, no livro de Isaías, ao tratar das profecias que falavam de sua vinda.

aramaico

"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."

No Islão, Jesus é um profeta. Em várias páginas da internet, surgem três formas de escrever, em alfabeto latino, o nome árabe de Jesus: Isa (o mais comum), Issa e Iça.