O que significa o nome esotérico?

Perguntado por: iresende . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

adjetivo Que pode ser entendido ou compreendido por poucas pessoas; hermético. [Por Extensão] Que é ensinado a um grupo restrito e fechado de pessoas. Refere-se à doutrina ou prática que se fundamenta em saberes sobrenaturais.

As chamadas ciências ocultas, por exemplo, são esotéricas: não se baseiam no método científico, nem seus postulados podem ser verificados através de demonstrações empíricas. A Maçonaria é frequentemente referida como um movimento esotérico porque as pessoas que não são maçons não têm acesso aos seus ritos e atos.

Do grego eso, "dentro de", este termo existe por oposição a exoterismo (do grego exo, "fora de"), que designa o saber exterior. O esoterismo é, então, o saber propriamente interior, que existe para lá das aparências e que exige um esforço para se poder atingi-lo.

O estudo do esoterismo propõe o retorno de um conhecimento rejeitado pelas tradições hegemônicas, mostrando que se pode estudá-lo de maneira lúcida, concisa, e dentro de seu próprio rigor metodológico.

Quando se deseja ter uma atividade esotérica, é sinal de uma inclinação para a área. Então é preciso ler, informar-se, aprender, orar e esperar, pois a missão se apresenta na hora certa. Qualquer que seja o método ou instrumento do trabalho, fazer votos é absolutamente fundamental, e cumpri-los é indispensável.

A Umbanda Esotérica preconiza as forças sutis da natureza, um deus (Olorun, Tupã, Zambi) e uma Coroa Divina composta pelos Orixás. Crê ainda em elementares da natureza e em espíritos que viveram na antiguidade do planeta e que se manifestam nos ritos da Umbanda Esotérica como caboclos, pretos velhos, crianças e exus.

O ramo esotérico é lucrativo e você pode montar sua loja de produtos naturais, de incensos e outros itens místicos. Caso não tenha como criar um empreendimento físico, uma boa ideia pode ser começar em uma plataforma digital, o que pode, inclusive, abrir portas para muitos negócios sem a barreira geográfica.

1 cabala, mágica, misticismo, hermetismo, ocultismo.

Os símbolos esotéricos são elementos que possuem uma tradição em doutrinas e religiões de várias culturas ao redor do mundo. Como um todo, os símbolos são elementos primordiais para o processo de comunicação e seus significados reúnem histórias que às vezes levaram milhares de anos...

Os símbolos místicos costumam despertar curiosidade, fascínio e até dúvidas nas pessoas. Como muitas vezes seus significados não são discutidos, mal-entendidos, banalidades e estereótipos podem diminuir o valor real desses elementos.

O termo "esotérico" (antônimo de "exotérico", apesar de ter a mesma pronúncia) se refere ao ensinamento que era reservado aos discípulos completamente instruídos nas escolas filosóficas da Grécia antiga. Por extensão, esotérico se refere a todo ensinamento ministrado a círculo restrito e fechado de ouvintes.

Por definição, os produtos esotéricos são aqueles ligados a tradições, grupos, doutrinas religiosas ou ocultismo. São reconhecidos pelo forte apelo à espiritualidade e à natureza, e, de maneira geral, são procurados como instrumentos de simbolismo, terapia, bem-estar, cura e transformação.

Exotérico se refere ao conhecimento que está fora e independente da experiência de uma pessoa e pode ser verificado por qualquer pessoa (relacionado ao bom senso). Existe em oposição ao termo "esotérico", oculto, aquilo que é entendido somente pelos iniciados.

O estudo do esoterismo propõe o retorno de um conhecimento rejeitado pelas tradições hegemônicas, mostrando que se pode estudá-lo de maneira lúcida, concisa, e dentro de seu próprio rigor metodológico.