O que significa o nome domingo?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 25 de abril de 2023
3.9 / 5 2 votos

O domingo, derivado do latim "dies Dominica", dia do Senhor, é considerado o último da semana para os cristãos. Ou seja, o sétimo, quando Deus descansou da criação do mundo.

Sagrados eram o sábado e o domingo. Sábado, para os cristãos, é o dia que Deus descansou e vem da palavra shabat (descanso, em hebraico). Nesse dia, as pessoas descansavam para, no domingo (o Dia do Senhor), homenagear a Deus.

Domingos é um nome proveniente do latim e significa “do Senhor ou que pertence a Deus”. A personalidade de Domingos é de um menino feliz, alegre, que está sempre com um sorriso no rosto. Carismático e comunicativo, Domingos tem facilidade em fazer novas amizades.

Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2). Daquela época em diante, os seguidores de Jesus passaram a guardar o primeiro dia da semana como o Dia do Senhor.

Domingo: primeiro ou último dia da semana? Na tradição religiosa cristã, Domingo é o primeiro dia da semana que comemora a ressurreição de Cristo. Nos Evangelhos, Jesus morreu no dia de “preparação para o sábado (Lucas 23:54), ou seja, numa sexta-feira.

Quanto a sábado (que seria a «sétima»!) vem do latim «sabbatu-», proveniente, por seu turno, do hebraico «shabbath», 'descanso semanal'. O português é a única língua românica que usa a numeração ordinal para os dias da semana de segunda a sexta.

O que ela significa? Na sua origem, os nomes dias da semana tinham influência na astrologia, cada um representava um astro do nosso Sistema Solar: Sol (domingo), Lua (segunda), Marte (terça), Mercúrio (quarta), Júpiter (quinta), Vênus (sexta) e Saturno (sábado).

Entretanto, no Brasil, a norma NBR 5892:2019 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) considera que a semana começa no domingo. Outras nações também consideram o domingo como primeiro dia da semana.

O Dia do Senhor, o domingo, é dedicado semanalmente para descanso e adoração. Na época do Velho Testamento, o povo do convênio de Deus observava o Dia do Senhor no sétimo dia da semana, porque Deus descansou no sétimo dia depois de criar a Terra (ver Gênesis 2:2).

Na época, sábado significava 'dia do descanso' (vem de shabbat, em hebraico) e domingo, 'dia do Senhor' (do latim Dies Domenicus), quando cristãos se reuniam para louvar a Deus. É por isso que esses dias não levam a palavra feira, já que têm outros significados.

O terceiro mandamento do Senhor é: “Guardar domingos e festas de guarda”.

O sobrenome “Silva” é de origem toponímica: vem do latim silva, que significa “selva, floresta ou bosque”.

salmo 33

A liturgia volta a apresentar neste domingo o salmo 33 com o refrão Provai e vede quão suave é o Senhor! O salmo nos leva a refletir sobre a importância de aprender a olhar a vida como obra das mãos de Deus e glorificá-Lo.

No sexto dia, Deus criou todo tipo de animais: domésticos, selvagens e os que se arrastam pelo chão, cada um de acordo com a sua espécie! E, finalmente, Ele fez o homem e a mulher à sua imagem a semelhança.

A Ressurreição de Jesus é a fé cristã de que Jesus Cristo retornou à vida no domingo seguinte à sexta-feira na qual ele foi crucificado. É uma doutrina central da fé e da teologia cristã e parte do Credo Niceno: “Ressuscitou dos mortos ao terceiro dia, conforme as Escrituras”.

As três ações de Deus com o Sábado: Descansou — Deus descansou de suas obras no sétimo dia, proveu um exemplo para suas criaturas, sobre o que elas deveriam fazer também. Abençoou — Deus abençoou o dia de sábado. Santificou — Deus separou um dia para uso sagrado.