O que significa o nome de Jesus em hebraico?

Perguntado por: omuniz8 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

O nome Jesus vem do hebraico "JHVH", chamado de o tetragrama inefável, que significa a "Eternidade de Deus", pois HVH é o infinitivo hebraico do verbo ser, e o prefixo J, transpõe os verbos hebraicos para o futuro.

Kadosh significa santo, em hebraico. É também a expressão utilizada para designar o nome de Deus dos judeus. Kadosh significa também algo sagrado, ou um indivíduo que foi consagrado perante outras pessoas. Kadosh também aparece na Bíblia, no Novo Testamento.

Jeová é uma das transliterações para língua portuguesa (além de Javé, Iehovah, Iavé ou até Yahweh) do Tetragrama YHVH, ou seja, a designação das quatro consoantes que compõem o nome de Deus em hebraico.

El Shaday ou El Shaddai, é um dos nomes em hebraico para Deus, que significa Deus Todo Poderoso. A designação El Shaddai é apenas um dos nomes que menciona o poder de Deus, sendo mais abrangente que Elohim, que indica o poder de Deus enquanto Criador.

Este tetragrama significa “Eu Sou”, ou "Eu sou o que sou". Em reverência ao nome de Deus, os judeus passaram a substituir o nome YHWH (Jeová) por "ADONAY" que significa "Senhor”. Por isso, em muitas traduções do nosso idioma, Jeová aparece como “SENHOR”, com letras maiúsculas.

Ele é o Ser Supremo do universo. Elohim é um dos muitos nomes de Deus na Bíblia hebraica. Significa literalmente "Supremo" ou "poderoso"." É um nome que enfatiza o imenso poder de Deus. Elohim está totalmente além de nossa compreensão.

Yausha é o nome verdadeiro do filho do Altíssimo que contem o nome do seu pai Yauh, como está escrito em Filipenses 2vs9 E o altíssimo soberanamente o exaltou e lhe deu o nome que é acima de todo o nome. A palavra sha significa salvação em Israel Yausha significa Yauh salva.

Adonai, El Shadai, Elohim Shabaot, Adonai Shabaot, Elohá, El, Ehieh, Iah: existem, de acordo com as tradições místicas judaicas, diversos nomes para Deus.

Jesus, é um nome de origem hebraica que significa Salvador. As primeiras fontes de informações sobre a vida do Jesus mais conhecido mundialmente são os quatro Evangelhos Canônicos, presentes no Novo Testamento, que relatam desde o seu nascimento até sua morte.

Shekinah é uma palavra hebraica que significa “habitação” ou “presença de Deus”. Para os teólogos a tradução que mais se aproxima dessa palavra é “a glória de Deus se manifesta”. A palavra shekinah tem várias grafias, entre elas, shekiná, shechina e shekina.

No livro do profeta Daniel, kadosh é o termo que descreve os fieis que recebem o Reino no dia do juízo do Senhor (Daniel 7:22). Kadosh também pode se referir a lugares que eram considerados sagrados, como o Tabernáculo – especialmente o Santo Lugar ou o Santo dos Santos (Êxodo 29:31; Levítico 6:16).

Emanuel é Jesus Cristo – O Deus conosco! No livro bíblico de Lucas encontramos a narração do Cristo sendo anunciado para os pastores do campo, para os velhos Simeão e Ana.

O Congresso Nacional decreta: Art. 1.0 É proibido o registro de pessoas físicas com o nome de Jesus.

Devido ao terceiro mandamento (Não tomarás em vão o nome de YHWH), os judeus usam um apóstrofo nos nomes divinos mais sagrados, de forma a que o nome da divindade não venha a ser profanado por estar escrito em algum objeto comum.

Como judeu que era, ele tinha um nome aramaico (o aramaico, derivado do hebraico, era a língua falada pelos judeus do século I da nossa era): Yehoshua (ou Yeshua) ben Youssef, isto é, Josué, filho de José. Mas Jesus também era conhecido como Jesus de Nazaré, ou Jesus o Nazareno, em razão de sua cidade de origem.

Jeová, também chamado de Javé, é o nome de Deus na Bíblia hebraica, e é um termo de origem do hebraico. Os judeus não reconhecem mais o termo, e evitam inclusive utilizá-lo, e atualmente Jeová é ligado a uma outra religião, conhecidos como Testemunhas de Jeová.