O que significa o nome da costa?

Perguntado por: sourique . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O sobrenome identificava uma família da nobreza medieval portuguesa do século XIII, que teria origem grega e denominado Nicolau Kosta. Há autores afirmam que a origem seria ainda mais remota (século XII) e estaria ligada a designação da Quinta da Costa, Comarca de Guimarães, que pertencia a Gonçalo da Costa.

Origem da família Costa
A origem é incerta, pois é uma das famílias mais antigas de Portugal. Acredita-se que a família Costa seja originária da região norte de Portugal, especialmente da cidade de Guimarães. Existem relatos de membros dessa família que datam do século XIII.

Uma diz que Costa é o apelido de uma família nobre da Idade Média, no século XIII, e que provem de um grego chamado Nicolau Kosta. Outra defende que Costa é uma família ainda mais antiga, do século XII, e que o apelido está relacionado com a Quinta da Costa, em Guimarães, de D. Gonçalo da Costa.

Se tem uma coisa que é fato é que quase todo brasileiro, sem exceção, já conheceu na vida alguém com o sobrenome Silva, Santos, Oliveira, Souza ou Rodrigues.

Pessoa charmosa, amável e expressiva, muito criativa e um tanto curiosa.

Costa Envio do Sobrenome pelo Utilizador:
A primeira atribui a um emissário religioso do século 13 de origem grega (Kosta). A segunda é toponímica, a partir da Costa Estate perto de Guimarães, no Norte de Portugal.

COSTA : Este sobrenome está indexado 689.902 vezes em Geneanet!

Aparência não fornece informações definitivas sobre a ancestralidade. Isso você vai conseguir com análises de DNA genealógico ou monte sua árvore genealógica.

Fernão Vaz da Costa chegou ao Brasil em 1549, comandando uma das naus da armada que levou à colônia o seu primeiro governador geral, Tomé de Sousa. Clemenza Doria foi enviada ao Brasil em fins de 1554 ou começos de 1555, para se casar.

Costa, forma da palavra no singular, se refere ao litoral, à margem ou borda do mar, ou seja, à beira-mar, à parte de terra que se encontra em contato com o mar.

Fernandes(z) é um patronímico ibérico, cujo significado é “filho de Fernando”. O prenome teria origem no germânico Firthunands ou Fridenandu (em latim Ferdinandus), que passou a Frednando, Frenando e, finalmente, Fernão ou Fernando – em espanhol Fernand e Hernán.

O termo "costa" é muito específico, sendo somente usada para descrever as regiões do continente ou de uma ilha que se limitam com o oceano, ou seus tributários de água salgada (mares, golfos, baía, praia, dunas). O único mar da Terra que não possui costas é o Mar dos Sargaços.

coste {m.} costas {f. pl.} costo {m.}

A costa é definida como uma faixa que se estende do limite entre o continente e o mar indo para o interior continental até as primeiras mudanças significativas nas feiçòes fisiográficas; faixa que varia normalmente de poucos a algumas dezenas de quilômetros.

Os primeiros sobrenomes de que se tem notícia são os patronímicos – nomes que fazem referência ao pai: Simão Filho de Jonas, por exemplo. Esse gênero difundiu-se bastante na língua inglesa, em que há uma grande quantidade de sobrenomes que terminam em son (filho) – como Stevenson, ou “filho de Steven”.

Os Nomes Mais Comuns do Mundo 1. Maria. Em primeiro lugar está Maria, tendo ao todo mais de 66 milhões de pessoas registradas.