O que significa o nome da cidade de Sicar?

Perguntado por: lzanette . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

SICAR, A CIDADE DA FALSIDADE.

Sicar (Isaías 28:17) foi desde a época das cruzadas geralmente identificadas com Siquém (Jo 4:5). No entanto, agora, como resultado de recentes explorações, foi identificado com Asker, uma pequena cidade samaritana na base sul de Ebal, a cerca de uma milha ao norte do poço de Jacó.

Poço de Jacó é mencionado pelo nome no Novo Testamento (João 4:5-6), que diz que Jesus Cristo "veio a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto do campo que Jacó dera a seu filho José.

O poço de Jacó é um local histórico e religioso importante para os cristãos em Nablus. É mencionado na Bíblia como o lugar onde Jesus encontrou uma mulher samaritana e falou sobre a Água da Vida. É considerado um lugar de cura e renovação espiritual, visitado por muitos peregrinos.

O nome possivelmente venha de uma expressão significando “montanha de vigia”.

Os samaritanos originalmente eram os habitantes de Samaria; cidade fundada por Onri, rei de Israel, para ser a capital do reino do Norte conforme relatado em 1 Reis 16:24. Sendo assim eles eram israelitas sanguíneos, ou seja, hebreus legítimos da linhagem de Abraão.

Por razões históricas, reinava entre judeus e samaritanos um grande ódio. Alguns motivos aparecem na Bíblia ao falar da infidelidade religiosa. Por exemplo, samaritanos fazem resistência à reconstrução do templo de Jerusalém, após o retorno do exílio babilônico (Cf. 2Rs 17,24-41 e Esd 4,1-5).

Sexta, pelo meio-dia. Nona ou Noa, pelas 15h00.

Então nesse sistema a hora terceira correspondia a um horário próximo às nove horas da manhã; a hora sexta significava algo em torno do meio-dia; e a hora nona dizia respeito às três horas da tarde. A hora undécima da parábola de Jesus dos trabalhadores da vinha, correspondia às cinco horas da tarde, aproximadamente.

1Reis 16:24-29 ARC
E de Semer comprou o monte de Samaria por dois talentos de prata, e edificou no monte, e chamou o nome da cidade que edificou do nome de Semer, senhor do monte de Samaria.

cidade de Siquém

18 E chegou Jacó são e salvo à cidade de Siquém, que está na terra de Canaã, quando vinha de Padã-Arã; e acampou diante da cidade.

Nesse poço Jesus encontra uma mulher cujo nome não é revelado, mas sabe-se que era samaritana. Judeus e samaritanos não se conversavam, já que eram povos rivais. Também naquela época as mulheres eram consideradas inferiores aos homens. Jesus sabia disso, mas ignorou o fato por considerar e tratar as pessoas iguais.

Sede de amor. Sede de verdade. Sede de reconhecimento. Sede de razões de viver.

Os peregrinos que passavam pela Samaria eram muitas vezes assaltados. No entanto, Jesus decide, não só passar através deste território, mas também pedir hospitalidade numa de suas cidades. Revela-se, neste acontecimento, o coração generoso de Jesus. No entanto, sua oferta de amizade é recusada.

Isaque obedeceu e ali plantou sementes e colheu cem vezes mais, porque o Senhor o abençoou. Depois de tudo o que passou, Isaque ergueu um altar ao Senhor, armou ali a sua tenda e abriu um poço. Ele prosperou, mesmo em terras áridas, porque tinha a bênção do Senhor.