O que significa o nome chia?

Perguntado por: rmedeiros . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Chia vem do verbo chiar. O mesmo que: cuinca, gane, uiva, ulula.

Salvia hispanica

A Salvia hispanica, popularmente conhecida como chia ou sementes de chia, é uma planta herbácea da família das lamiáceas (assim como o alecrim e a sálvia), nativa da Guatemala e das regiões central e austral mexicanas (e Colômbia).

Salvia hispanica

A Salvia hispanica, nome científico da planta que também é conhecida como chia, teve sua origem em terras maias e astecas da Guatemala e México. Já naquela época, a semente tinha bastante destaque em ambas as civilizações.

Coração saudável com o ômega-3
Para facilitar a vida dos vegetarianos e de cardíacos que devem aumentar o consumo de ômega-3 (um tipo de gordura do bem), a chia aparece como uma excelente e saudável alternativa de consumo dessa gordura tão importante para o coração.

Com origem na Chia e popular no Brasil, a lichia é composta por nutrientes como fenólicos, antocianinas, flavonoides e minerais como potássio, fósforo, magnésio, além de vitamina C, e possui concentração de antioxidantes que auxiliam no combate à oleosidade, diabetes e protege contra doenças cardiovasculares.

A cultura da chia é manuseada em países como o México, Bolívia e Argentina. No Brasil, seu cultivo é recente, no entanto regiões como o Oeste Paranaense e Noroeste do Rio Grande do Sul, vêm obtendo bons resultados com seu plantio, apesar da escassez de informações no país.

Conheça 5 benefícios da ingestão da chia

  • Previne doenças cardíacas e diabetes. Um dos principais benefícios da chia para nossa saúde é a prevenção de diversas doenças e, dentre elas, as doenças cardíacas e diabetes são as principais. ...
  • Ajuda na saciedade. ...
  • Ótima opção pós treino. ...
  • Retarda o envelhecimento. ...
  • Aumenta a imunidade.

Usada popularmente para controle da diabetes, dislipidemia, hipertensão arterial, como anti-inflamatória, antioxidante, anti-coagulação do sangue, laxante, antidepressivo, ansiolítico, analgésico, visão e melhorador imunológico.

Por ter sabor neutro, ela vai bem tanto com doce, quanto com salgado, e pode ser consumida de diversas maneiras. Uma boa pedida é adicionar a chia em sucos, iogurtes e vitaminas, pois ela auxilia na diminuição do índice glicêmico.

Ajuda a reduzir o índice glicêmico, que é a quantidade de açúcar que fica no sangue após a ingestão de carboidratos; Contribui para o bom funcionamento do intestino, servindo também como uma alternativa para pessoas com prisão de ventre.

As sementes de chia podem ser tanto brancas como negras e as boas notícias são que, de acordo com Laura Southern, terapeuta nutricional da London Gynaecology, existem muito poucas diferenças entre ambas.

Você pode colocar, por exemplo, uma colher de sopa de chia na tapioca ou na crepioca. Ela também pode ser adicionada em leites, iogurtes e frutas, ou fazer parte de pães e biscoitos caseiros que, aliás, já fizemos um conteúdo inteiro destinado ao assunto.

Apesar do México ser o maior produtor de chia, atualmente, ela é também cultivada em outros países da América, sendo cultivada principalmente por suas sementes - cujos tons de cor variam de preto, cinza ao branco - e sua planta produz flores de coloração branca e roxa.

As sementes como a quinoa e a chia, bem como as leguminosas (ervilha, feijão, grão de bico, lentilha…) são fontes de substâncias que sintetizam o colágeno.

“O chiado no peito pode ser um sintoma da asma. Ele se deve à obstrução da passagem do ar pelos brônquios inflamados. Embora cada pessoa possa apresentar sintomas diferentes, é comum na doença o surgimento de chiado, falta de ar, aperto no peito e tosse”, informa o pneumologista Mauro Gomes.

Continuar lendo Por que consumir chia?