O que significa o nome cânon?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Cânone é um termo que deriva do grego “kanón”, utilizado para designar uma vara que servia de referência como unidade de medida. Na Língua Portuguesa o termo adquiriu o significado geral de regra, preceito ou norma.

O Cânon da Escritura é importante para fazer frente à tentação recorrente tanto de excluir certas partes das Escrituras quanto à de acrescentar outros escritos que se apresentam com uma roupagem de revelação divina. Exemplos históricos da tendência de cancelar partes da Bíblia são os agnósticos e o marcionismo.

O Cânon bíblico, portanto, como “código”, isto é, um “texto da cultu- ra”, se formou nessa tradução de tradições que deu aos signos anteriores das Escrituras judaicas novos contornos.

Segundo Flávio Josefo, o cânon do AT, com 39 livros, foi fechado entre 465 e 425 a.C., no tempo de Esdras e Neemias.

Catolicismo Romano

  • Tobias.
  • Judite.
  • I Macabeus.
  • II Macabeus.
  • Sabedoria de Salomão.
  • Eclesiástico (também chamado Sabedoria de Jesus, Filho de Siraque, Sirácida, Sirácide, ou Ben Sirá).
  • Baruque (incluindo no último capítulo a epístola de Jeremias).

É considerada um guia para os judeus, com 613 mandamentos que ensinam como devem ou não agir, seja nas relações sociais, familiares, religiosas, por exemplo. A Torá conta desde a história da criação do mundo por Deus, até a chegada do povo judeu em Israel e a morte de Moisés no monte Nobe.

Em Alexandria no terceiro século antes de Cristo foi elaborada uma tradução do Antigo Testamento do hebraico para o grego, a Septuaginta ou LXX. A esta foram incorporados livros escritos em grego, formando o cânon alexandrino.

No direito canônico católico, um cânone é uma certa regra ou norma de conduta ou crença prescrita pela Igreja Católica.

Canon Ship é um casal que de alguma forma foi pré-estabelecido na história original. Se o autor deixou claro que esses dois personagens estão, irão ou poderão ficar juntos, eles são Canon.

São Jerônimo

A organização do texto bíblico latino é fruto do trabalho de um grande Santo da Igreja Católica do século IV-V d.C. São Jerônimo. São Jerônimo, traduziu, organizou e fez as explicações da Bíblia que ficou conhecida com o nome de Vulgata em latim.

No Novo Testamento, os Livros Apócrifos incluem vários evangelhos e a vida dos apóstolos. Muitos destes textos foram descobertos nos séculos XIX e XX, gerando uma grande especulação sobre a sua importância. De resto, foi a partir do século XX que se começaram a fazer vários estudos sobre estes textos.

(a) Manuscritos gregos
São os manuscritos mais antigos conhecidos do Novo Testamento.

Dessa forma, Bibliologia é o estudo dos assuntos inerentes à Bíblia. Essa matéria auxilia o estudante a desvendar a Palavra de Deus, a obter compreensão sobre a Bíblia e, é indispensável a qualquer área da Teologia, elucidando inumeráveis fatos bíblicos.

Nesta obra, o especialista em patrística Bryan Litfin apresenta os 10 pais da igreja, entre eles Agostinho, Inácio, Orígenes, Perpétua e Tertuliano.

Os evangelhos "apócrifos" foram escritos depois dos quatro canónicos com fins ideológicos muito próprios. Apresentam-nos narrativas e sentenças de Jesus substancialmente diferentes das dos canónicos. Eles nascem, naturalmente, para preencher os "vazios" deixados pelos evangelhos canónicos.