O que significa o nome Cafarnaum?

Perguntado por: rsiqueira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 20 votos

O nome Cafarnaum muito provavelmente significa “aldeia de Naum”, uma variante grega do hebraico kefar nahum. Como Naum significa “compassivo”, Cafarnaum também pode significar “vila de compaixão”.

A região era primitivamente habitada pelos índios pataxós. Integrante da sesmaria da casa da ponte, o desbravamento do território iniciou-se no século XVII, por aventureiro à procura de ouro e pedras preciosas. Desta penetração, formaram-se vários arraiais, dentre eles o de Cafarnaum.

Porque se em Sodoma tivessem sido realizados os milagres que em ti se realizaram, ela teria permanecido até hoje..." Cafarnaum estava sendo devorada pela luxúria, logo onde Jesus esteve e fez milagres.

“No lugar onde Jesus viveu 30 anos e no lugar onde Nossa Senhora recebeu o anúncio do anjo foram transformados em lugar de oração”, conta o Frei Bruno. Os primeiros cristãos vinham rezar e deixavam inscrições nas pedras e colunas da casa.

Entre os milagres realizados por Jesus em Cafarnaum, podemos citar a cura do paralítico e do criado do Centurião, a cura da sogra de Pedro (na casa de Simão e André), a libertação de um homem obsediado (numa sinagoga de Cafarnaum) e de outras pessoas perturbadas por espíritos.

Cafarnaum deve ser visitada por inúmeros motivos dentre os quais: Jesus lá viveu por um tempo e pregou; a cidade foi destruída porque foi amaldiçoada; a importância, como sítio arqueológico, é indiscutível já que a cidade foi ocupada por diferentes povos; lá encontra-se, acredita-se, a casa de Pedro (ou de sua sogra); ...

E este, não podendo se aproximar dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e fizeram um buraco nele, baixando o leito em que jazia o paralítico. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico “Filho, seus pecados estão perdoados”.

Jesus passou a maior parte de sua vida em uma aldeia chamada Nazaré, localizada entre as montanhas da baixa Galileia. Para ficar mais fácil de se localizar, o local fica em Israel, a 157 quilômetros ao norte de Jerusalém, próximo da divisa com a Síria e o Líbano.

Calvário

Segundo os quatro evangelistas, São Mateus, São Marco, São Lucas e São João, Jesus Cristo teria sido crucificado num lugar chamado Calvário (em hebreu Gólgota), que significa "O Lugar da Caveira" (também conhecido por Lugar do Crânio).

A história de superação desse paralítico e seus quatro amigos nos ensinam algumas lições valiosas de fé e perseverança que devemos guardar e praticar na nossa caminhada nesta terra: Não importa a condição em que você esteja, busque alcançar seus objetivos com fé e perseverança.

Cinco dos discípulos de Jesus eram de Cafarnaum: Pedro, André, Tiago, João e Mateus.

Gentios era a designação para os não cristãos, os pagãos. A palavra gentio deriva etimologicamente de "gens", que significa clã ou grupo familiar. Na tradução cristã da Bíblia a palavra gentio designa um não-hebreu.

Cafarnaum estava na região do caminho que conduzia à Assíria, ou seja, na rota principal de todo oriente, que alcança o Mediterrâneo e o Egito. Jesus morou em Cafarnaum, assim como alguns de seus discípulos (Pedro, Tiago, André e João). O Paralítico de Cafarnaum foi Baixado pelo Telhado por Quatro Amigos.

O grande centurião é um soldado atencioso que valoriza seus servos e subordinados. Ele é tão respeitoso com os israelitas, que prefere enviar os anciãos a Jesus, a para pedir a favor do seu servo, do que ir pessoalmente, e intimidar o Mestre, através de sua autoridade como comandante romano.