O que significa o nome Atos dos Apóstolos?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Os Atos dos Apóstolos têm esse nome em função de um gênero literário muito difundido no mundo antigo, os chamados atos. Textos deste gênero retratavam os grandes feitos de pessoas ou cidades.

A Mensagem de Atos nos ajuda a ver sobretudo os princípios que regem a ação do Espírito impelindo continuamente a igreja em direção ao mundo. E lembra que “os Atos dos Apóstolos terminaram há muito tempo. Mas os atos dos seguidores de Jesus continuarão até o fim do mundo”.

A primeira parte é conhecida como o Evangelho Segundo Lucas” (Guia para Estudo das Escrituras, “Atos dos Apóstolos”, scriptures.LDS.org; ver também Lucas 1:1–4; Atos 1:1).

1 ações, práticas, feitos, obras, realizações.

Para Quem e Por Que Esse Livro Foi Escrito? Lucas pretendia que seu evangelho fosse lido principalmente por um público gentio e ele apresentou Jesus Cristo como o Salvador tanto dos judeus como dos gentios.

Ananias e Safira mentem ao Senhor e perdem a vida — Os Apóstolos continuam a realizar os milagres de Jesus — Pedro e João são presos, um anjo livra-os da prisão, e eles testificam de Cristo — Gamaliel aconselha moderação.

Romano: Significa “habitante de Roma” ou “aquele que nasceu em Roma”. Romano é um nome masculino que deriva diretamente do termo latino romanus, que significa “habitante de Roma” ou “romano”.

A palavra Atlas é inspirada na mitologia grega, que narra a história do titã Atlas. Conta-se que Atlas tomou a frente das batalhas de Cronos e dos Titãs contra os deuses do Olimpo, deixando Zeus furioso. Como castigo, foi obrigado a carregar o mundo nas costas, para sempre.

Atos 1. 12-26 – OS DISCÍPULOS PERSEVERAM UNÂNIMES NA ORAÇÃO (14,24) Perseverar é persistir! Jesus ensinou os discípulos sobre isso em Lucas 18: 1-8, na história da viúva e o juiz iníquo.

Depois da descida do Espírito Santo, registrada em Atos 2, a igreja crescia e se expandia cada vez mais. Com o crescimento das pessoas e a falta de uma gestão definida, porém, era certo que os problemas iriam surgir e os deveres tornaram-se grandes demais para que apenas os apóstolos resolvessem.

O Livro dos Atos traça os primeiros anos da história do Cristianismo desde a ascensão de Jesus, em Jerusalém, até a prisão de Paulo em Roma. É intenção de Lucas dar continuidade à história de Jesus através do testemunho e missão dos seus primeiros discípulos.

Jesus e seus discípulos pregaram o evangelho do Reino (1), curaram enfermos (2) e expulsaram demônios (3). Estes são os três pilares através dos quais Jesus manifestava o Reino de Deus cumprindo com o propósito para o qual foi enviado.

1. [ Gramática ] Que não tem acento tónico ; não acentuado. 2. [Figurado] Fixo, imóvel, sem expressão (o olhar).

Significa iluminado, luminoso, "aquele que transmite luz".

Lucas também traz múltiplos milagres e parábolas exclusivas (exemplo: A parábola do Bom Samaritano). Muitos detalhes dos últimos dias de Jesus somente podem ser encontrados em Mateus e Lucas. Por exemplo, Mateus é o único evangelho que declara que Jesus entrou em Jerusalém sobre dois animais (Mateus 21:2–7).

Por Que Esse Livro Foi Escrito? Lucas escreveu seu testemunho para que seu amigo, Teófilo, provavelmente também um converso grego, conhecesse a verdade a respeito de Jesus Cristo. Evidentemente há vários outros relatos do que Jesus disse e fez, alguns verdadeiros e outros não.

Ao ler Atos 4, procure ver como Pedro se tornara destemido. Pense também por que os líderes dos judeus estavam tão determinados a impedir que Pedro e os outros Apóstolos prestassem testemunho de Jesus Cristo.

Implicações Missiológicas de Atos 1:4-8
A obediência ao mandato de Jesus, de esperar em Jerusalém a promessa do Pai (At 1:4), é muito importante, já que Cristo sabia que era necessário que os apóstolos deviam ser capacitados com o poder divino para cumprir eficazmente com a missão que se lhes encomendaria.

No último dia 20 de maio, foi Celebrado o Dia de Pentecostes nas Igrejas, conforme o calendário cristão. O termo, de origem grega, significa quinquagésimo. Junto com o Natal e a Páscoa, é a terceira data mais importante e significativa do calendário litúrgico.

À medida que o Cristianismo se disseminou por Roma, chegando ao ponto de assumir o latim como sua língua oficial, o nome grego de Jesus foi latinizado para Iesus Christus (o latim não tem artigos), donde o português Jesus Cristo, o espanhol Jesucristo, o inglês Jesus Christ, e assim por diante.

1. Ardoroso, arrebatado, impetuoso (temperamento fogoso). 2. Que tem muito ardor sexual.