O que significa o nome Arcanjo?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

A palavra “Arcanjo” significa “Anjo principal”. E a palavra “Anjo”, por sua vez, significa “mensageiro”. O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa “Força de Deus” ou “Deus é a minha proteção”.

Os arcanjos são aqueles a quem Deus confia missões extraordinárias da fé e revelações de realidades acima da compreensão humana. Nesse coro encontram-se São Miguel, cujo nome significa “Quem como Deus?” (cf. Ap 12,10), São Rafael, “Deus cura” (cf. Tb 5,4) e São Gabriel, “Força de Deus” (cf.

O Arcanjo Miguel do primeiro raio azul carrega a virtude divina da vontade de Deus, o Arcanjo Jofiel traz a representação do dourado da sabedoria de Deus e o Arcanjo Samuel do raio rosa nos carrega do amor de Deus. Essas 3 manifestações estão ligadas à chama trina e ao princípio da Trindade.

Sua é a tarefa de contemplar Deus, dia e noite, para glorificá-lo incessantemente, preservando e protegendo o seu mistério. Os seus próprios nomes sugerem o seu papel e a sua própria natureza: todos terminam com “El”, que significa “Deus”. A Sagrada Escritura atribui a cada Arcanjo uma missão particular.

A palavra “anjo” é um termo mais amplo, enquanto “arcanjo” se refere a uma categoria específica de anjos com tarefas especiais. Os anjos são criaturas espirituais fascinantes, que cativam a imaginação de cristãos e não cristãos.

O anjo de luz julgava-se superior ao homem e ao resto da criação, por ter sido criado antes e apresentar características que julgava mais importantes. Seu orgulho e insolência o fizeram abandonar o Céu. No livro de Apocalipse, a Bíblia fala sobre a batalha entre o Arcanjo Miguel e Lúcifer.

Seu anjo da guarda pessoal está junto de você desde o dia de seu nascimento, até o dia do desencarne. É ele quem vai orientar seu próximo estágio de aprendizado no Eu Superior, junto aos grandes mestres ascensionados, para um possível retorno à Terra. Todas as pessoas têm um anjo da guarda.

Esses anjos, considerados arcanjos, subdividiam-se em maiores (Miguel, Gabriel e Rafael), encabeçando hierarquias criativas, e em menores (Uriel, Scaltiel, Jehudiel, Barchiel), também chamados de os “Regentes da Terra”, aqueles que governavam os quatro elementos (Fogo, Ar, Água, Terra).

Arcanjo Miguel

Arcanjo Miguel
Seu nome significa "aquele que é semelhante a Deus". Considerado o chefe dos arcanjos, foi quem expulsou os anjos maus do Céu e o representante na luta do Apocalipse, comprovando a vitória do bem. É invocado contra os perigos, as forças do mal e os inimigos em qualquer situação.

Miguel é um nome hebraico formado pela junção das palavras mikhayáh e El. O nome é citado algumas vezes na Bíblia por ser o nome de um anjo importante, o Arcanjo Miguel. De acordo com o cristianismo, o Arcanjo Miguel tem uma grande função no exército de Deus e também é um símbolo de humildade.

29, setembro
O mês de setembro tornou-se o mais festivo para os cristãos, pois a Igreja unificou a celebração dos três arcanjos mais famosos da história do catolicismo e das religiões – Miguel, Gabriel e Rafael – para o dia 29 de setembro, data em que se comemorava apenas o primeiro.

Significado: Em hebraico, significa “luz de Deus”. É um dos arcanjos da cultura judaico-cristã.

A diferença entre querubim e serafim
Até mesmo Miguel, como líder dos anjos do Senhor, é citado no texto bíblico dessa forma. Já os querubins e os serafins também pertencem à ordem dos anjos. Mas por outro lado, os querubins e os serafins parecem estar mais relacionados à adoração a Deus e ao zelo pela glória divina.

Os arcanjos servem a Deus, mas também aos homens. Eles anunciam importantes missões aos homens, como fez o Arcanjo São Gabriel a Virgem Maria (cf. Lc 1, 26-38), e guardam especialmente as pessoas que desempenham importantes funções para a glória de Deus, como o Papa, os bispos, sacerdotes e líderes leigos.

São Rafael Arcanjo

São Rafael Arcanjo é considerado o portador da Cura de Deus e também é reconhecido como o chefe dos anjos da guarda, padroeiro dos viajantes e anjo da providência que zela pela humanidade.

O nome Lúcifer vem da junção das palavras em latim lux (luz) e ferus (carregar) e significa "portador da luz". Na tradição cristã, ele é representado como um anjo que desejava estar acima de Deus, por isso foi expulso do céu para o mais profundo abismo, tornando-se, então, o diabo.

Os serafins, juntamente com os querubins, são responsáveis pelo primeiro movimento (chamado na altura, em latim, primum mobile) do firmamento na conceção medieval cristã do Céu, e são representados pelas estrelas fixas.

São Miguel Arcanjo na Bíblia
Ele narra em dois capítulos diferentes: “Há vinte e um dias que o chefe do reino da Pérsia combate comigo, mas Miguel, um dos primeiros chefes, veio me ajudar. (…) Ninguém me ajuda na guerra contra eles a não ser Miguel, vosso chefe” (Dn 10,13.22).

Os Serafins constituem do 1º ao 8º gênio, para estar em contato chamam-lhe a atenção livros e limpeza. Eles são oito: 1-VEHUIAH, 2-JELIEL, 3-SITAEL, 4-ELEMIAH, 5-MAHASIAH, 6-LELAHEL, 7-ACHAIAH, 8-CAHETHEL. Os Serafins são representados normalmente com seis asas e rodeados de fogo.

A atriz Tricia Helfer em cena da série Lucifer, na qual interpretou Charlotte, a mãe do protagonista.

Arcanjo Miguel

O Arcanjo Miguel na série é um irmão gêmeo de Lúcifer, marcado pelo seu temperamento difícil. Na bíblia, o personagem é descrito como o líder do exército de Deus que derrotou o Diabo na Guerra Celestial, como lembrou o site Screen Rant.