O que significa o naipe de copas?

Perguntado por: stavares . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Copas é o naipe que ilustra o plano das emoções, da alma, dos desejos e daquilo que aspiramos o tempo todo. Sentimentos, tanto positivos quanto negativos, são a especialidade dessas cartas. Quando você sorteia uma ou várias cartas do naipe de Copas, por exemplo, saiba que estão envolvidas as suas emoções.

Os diferentes naipes fazem associação às estações do ano: ouros (primavera), paus (verão), copas (outono), espadas (inverno). Ao somar todas as cartas, o resultado será 364. O número somado ao coringa totaliza 365: o número de dias no ano.

O 7 de Copas significa sonhos ou algo que está tentando nos alertar. Assim, preste atenção aos sonhos no momento, pois eles podem conter informações importantes. Ao mesmo tempo, a carta também indica os sonhos que temos na vida.

O 4 de Copas significa que alguma coisa pode não estar muito bem. Sugere que algum desgosto do passado ou presente pode estar interferindo na sua vida ou na questão atual. O momento é de reflexão, onde você deve mergulhar em seu interior e fazer uma autoanálise a respeito do momento.

Por exemplo, em algumas variações do jogo, como o Omaha, o naipe de copas é considerado o mais forte. Isso significa que, se dois jogadores têm a mesma mão, o jogador com a mão de copas vencerá.

Significado de Naipe
[Por Extensão] Conjunto de indivíduos; grupo. [Por Extensão] Estado ou particularidade de uma coisa ou pessoa; condição.

No seu sentido figurado, naipe significa a condição ou qualidade de uma pessoa ou coisa, ou seja, a sua categoria ou classe. Este significado é bastante usado no Brasil como uma gíria. Exemplo: “Os jogadores não são do mesmo naipe” ou “Olha o naipe do meu namorado”.

De acordo os Blog Arquivo Tattoo, “o real significado das tatuagens de naipes de baralho é profundo e está relacionado a quatro elementos (terra, água, fogo e ar) que, por sua vez, representam características diversas”.

O 4 de Espadas indica um conflito. Pode ser um conflito interno ou externo, mas a carta sugere que você deve se isolar da situação em questão para descansar e refletir um pouco. Seja uma perda sofrida ou uma decisão importante para tomar, recupere as energias para deixar a tristeza para trás e seguir em frente.

O 2 de Espadas significa um distanciamento. Sugere um conflito interno, onde você pode estar querendo se afastar da correria. O problema é se tornar muito isolado(a), se fechando para todos à sua volta. Estar na defensiva é uma coisa, mas erguer barreiras intransponíveis pode significar um rompimento com a realidade.

Cada baralho produzido deve ser um baralho completo, ou seja, deve ter exatamente 52 cartas, compreendendo quatro naipes (Copas, Espadas, Ouros e Paus), com treze cartas em cada naipe (Ás, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, Valete, Dama e Rei).

Trunfo ou manilha: Carta mais forte do jogo.

- O Rei de Copas é o único rei sem bigode. Isto é atribuído a falha na impressão dos baralhos mais antigos, pois acredita-se que originalmente ele teria bigode.

O 6 de Copas significa que você não deve levar tudo tão a sério. Indica que pode ser uma boa hora para relaxar um pouco e aproveitar as boas energias envolvidas. Sugere também ajuda no trabalho e no amor e está envolta a um sentimento de gratidão pelo que a vida deu até agora.

O 5 de Copas significa que pode haver algum desapontamento, porém não é algo que mudará sua vida profundamente. Pode até trazer tristeza, mas indica que esta pode ser superada. Talvez possa ser alguma situação de abandono, decepção ou você pode estar sentindo a falta de algo ou alguém.

O 9 de Copas significa realização. É uma carta positiva, pois nos avisa que nossos problemas e tristezas não importam e a satisfação estão a caminho. Esta carta é portadora da alegria e indica que falta só um pouco para alcançá-la plenamente.

VIII Oito de Copas
O 8 de Copas simboliza perda, porém, que pode ser positiva, pois a carta também carrega ímpetos de mudança em seu cerne. Sendo assim, pode ser que você tenha que se livrar de um peso do passado para dar um novo rumo às coisas relacionadas a questão ou em seu atual momento.